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Crianças da rede de ensino de SP já leram 52,3 milhões de livros infantis em 2024

Dados são do acesso da plataforma de leitura Elefante Letrado, disponível a 550 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

8 set 2024 - 13h47
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Os 550 mil estudantes matriculados na fase de alfabetização das 1.391 escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) já leram, em 2024, 52,3 milhões de livros infantis na plataforma de apoio à alfabetização Elefante Letrado.

Em escola de Bauru, alunos devem ler livros físicos, disponíveis dentro de cada sala de aula, e também na plataforma Elefante Letrado
Em escola de Bauru, alunos devem ler livros físicos, disponíveis dentro de cada sala de aula, e também na plataforma Elefante Letrado
Foto: Governo do Estado de São Paulo/Reprodução / Perfil Brasil

Nas unidades da rede, as crianças são incentivadas à leitura de livros físicos, disponíveis nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e também de forma online, na plataforma.

Alfabetização

Para o Dia Mundial da Alfabetização, a equipe da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria da Educação organizou um ranking com os livros mais lidos pelos estudantes de cada um dos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede estadual paulista na ferramenta Elefante Letrado (confira lista completa abaixo).

Considerando as leituras por estudantes do 1º ao 5º ano, o livro "A Galinha do Vizinho" está entre os mais lidos, com 925,8 mil leituras concluídas. Ou seja, muitas crianças da rede já leram essa obra mais de uma vez.

O acesso a livros infantis está entre as ações da Educação no programa Alfabetiza Juntos SP, que tem como objetivo ter 90% de estudantes como leitores iniciantes ou fluentes no 2º ano do Ensino Fundamental até o ano de 2026.

Para desenvolver a competência leitora, as crianças têm acesso a cerca de 500 títulos literários no sistema operacional, que podem ser acessados por meio de tablets e computadores das escolas ou até mesmo do celular dos pais e responsáveis.

As obras

A equipe da coordenadoria aponta que parte dos livros da plataforma Elefante Letrado, e consumida principalmente por crianças do 1º ano, é formada por obras compostas por imagens e textos de apoio, trabalhadas no início do processo de alfabetização.

O acervo do programa é um apoio e complemento ao processo de leitura que acontece em todas as salas de aula, e pode ser apresentado de duas formas: para leitura e audição. Além da ferramenta, todas as classes de anos iniciais da rede estadual têm estantes de livros físicos em sala de aula, para que o acesso aos materiais seja amplo e constante.

* Matéria publicada com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo.

Perfil Brasil
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