Cursinho pré-vestibular gratuito na USP: saiba como se inscrever
Aulas são lecionadas por alunos da Faculdade de Medicina da USP. Veja quem pode participar
Imagine ser preparado para o vestibular da USP - e até outros como a Unicamp e o Enem - por quem de fato foi aprovado na universidade? Essa é a proposta do MedEnsina, cursinho pré-vestibular popular fundado pelos alunos da Faculdade de Medicina da USP. Com aulas presenciais em São Paulo (SP), o curso possibilita que estudantes de baixa renda preparem-se para os vestibulares mais concorridos do Brasil gratuitamente.
As inscrições online para o próximo processo seletivo estão abertas até 12 de janeiro de 2024. Os estudantes que preferirem também podem se inscrever presencialmente na Faculdade de Medicina da USP, durante os dias 5, 8 e 12 de janeiro. A taxa de inscrição é de R$ 35 (único valor cobrado em todo o curso) e podem participar da seleção alunos que tenham concluído ou irão concluir em 2024 o Ensino Médio regular, EJA ou pelo Encceja.
As aulas do cursinho acontecem das 18h45 às 22h30, de segunda a sexta-feira, além de plantões e reforços das 18h00 às 18h45.
+ Quer entrar na USP com a nota do Enem? Veja como!
Como se inscrever no curso?
Para se inscrever, é necessário preencher este formulário online, disponível também no site do MedEnsina. Na ficha cadastral, são solicitadas informações pessoais e outras sobre a condição socioeconômica do candidato, se ele é uma pessoa com deficiência e com qual cor/raça se identifica. Ao todo serão ofertadas 300 vagas para o primeiro semestre de 2024, divididas entre as categorias de ampla concorrência, PPI (pretos, pardos e indígenas), pessoas transgêneras e pessoas com deficiência.
O processo seletivo é composto por seis etapas, sendo a primeira delas a inscrição. Depois, todos os inscritos realizam uma prova de Conhecimentos Gerais sobre o Ensino Médio. A terceira etapa consiste em uma entrevista presencial, para a qual serão convocados cerca de 430 candidatos. A seleção para a entrevista será feita a partir de critérios socioeconômicos (peso de 80%) e da nota na prova (20%).
Depois da entrevista, enfim, serão indicados os 300 estudantes aprovados para o próximo semestre, que devem participar ainda da banca de heteroidentificação (caso tenham optado por cotas para pessoas pretas, pardas ou indígenas) e pela matrícula.
+ Cotas raciais: por que as universidades adotam bancas de verificação?
Calendário MedEnsina 2024
Inscrições online: 20 de novembro a 12 de janeiro
Inscrições presenciais na FMUSP: 5, 8 e 12 de janeiro das 9h às 13h e das 14h às 17h
Devolutiva das solicitações para candidatos PCDs: 14 de janeiro
Prova de seleção: 20 e 21 de janeiro
Preenchimento do questionário da Avaliação Socioeconômica online: 22 a 29 de janeiro
Divulgação da lista de convocados para entrevista: 31 de janeiro
Entrevistas presenciais: 5 a 9 de fevereiro
Divulgação primeira chamada: 16 de fevereiro
Matrícula primeira chamada: 18 e 19 de fevereiro
Divulgação segunda chamada: 22 de fevereiro
Matrícula segunda chamada: 22 de fevereiro
Aula inaugural: 23 de fevereiro
Início das aulas: 26 de fevereiro
Para mais informações, consulte o edital completo desta edição.
Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!