Daniel Shapiro: quem é o brasileiro considerado um dos 15 melhores professores de Harvard
Em sua carreira, já colecionou diversos prêmios, incluindo o Prêmio de Carreira Inicial da American Psychological Association
Daniel Shapiro é um dos professores mais renomados de Havard, sendo fundador e diretor do Programa Internacional de Negociação de uma das maiores universidades do mundo.
O brasileiro também é professor associado de psicologia na Escola de Medicina de Harvard/Hospital McLean. Para deixar seu currículo ainda mais pesado, ele é membro afiliado do Programa de Negociação na Faculdade de Direito de Harvard.
Daniel Shapiro já auxiliou desde líderes governamentais, negociação de reféns, ou famílias em crise, CEOs em disputas e até mesmo, chefes de estados durante conflitos. Seu nome é um dos mais respeitados no conceito pedagógico dos Estados Unidos.
Por um período de três anos, Daniel Shapiro presidiu o Conselho Global de Agenda de Conflitos do Fórum Econômico Mundial. Algumas de suas iniciativas de resolução de conflitos estão presentes e foram implementadas no Oriente Médio, Europa e Ásia Oriental.
Ele desenvolveu um programa de gestão de conflitos que agora alcança um milhão de jovens em mais de vinte países. Ele conseguiu tudo através de um financiamento sem fins lucrativos.
"Nomeado um dos 15 melhores professores da Universidade de Harvard, Shapiro é especialista em pesquisa baseada na prática – construindo teorias e testando-as em contextos do mundo real. Lançou iniciativas bem-sucedidas de resolução de conflitos no Médio Oriente, na Europa e na Ásia Oriental, e durante três anos presidiu o Conselho da Agenda Global sobre Resolução de Conflitos do Fórum Económico Mundial. Ele desenvolveu um currículo de gestão de conflitos que agora atinge um milhão de jovens em mais de 30 países e recebeu vários prêmios, incluindo o prêmio de início de carreira da American Psychological Association e o prêmio Cloke-Millen Peacemaker of the Year", diz um trecho de sua biografia no site de Harvard.
Consolidado na educação, tem como uma de suas obras mais famosas a "Negociando o Inegociável" e também teve participação como co-autor do clássico de "Além da Razão: Usando Emoções ao Negociar".
Daniel Shapiro também contribuiu com seus conhecimentos para o The New York Times, The Boston Globe e outras publicações populares.
Premiações
Em sua carreira, já colecionou diversos prêmios, incluindo o Prêmio de Carreira Inicial da American Psychological Association e o prêmio Cloke-Millen de Pacificador do Ano.