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‘Dashboard dos Sonhos’: colégios paraibanos decidem planejamento escolar com base nas aspirações dos alunos

Propostas pedagógicas são desenvolvidas a partir dos projetos de vida de crianças e adolescentes

28 jun 2024 - 05h00
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No início do calendário escolar, foram entrevistadas 22,8 mil estudantes de Ensino Médio Integral em mais de 400 escolas estaduais
No início do calendário escolar, foram entrevistadas 22,8 mil estudantes de Ensino Médio Integral em mais de 400 escolas estaduais
Foto: Reprodução/Getty Images

Imagina começar a se preparar para o seu “futuro dos sonhos” ainda na infância? É com base nessa ideia que a Secretaria da Educação do estado da Paraíba tem colocado em funcionamento o “Dashboard dos Sonhos”. Segundo a pasta, o projeto ajuda a compreender quais sonhos os estudantes almejam e, a partir das informações, planejar ações pedagógicas

De acordo com os últimos dados divulgados pela secretaria em maio deste ano, no início do calendário escolar, foram entrevistadas 22,8 mil estudantes de Ensino Médio Integral em mais de 400 escolas estaduais. Desse número, mais de 2,4 mil, ou seja, 10,5%, “sonham” com a carreira de medicina. Seguidos por 6,1% que deseja ser jogador de futebol, e 6% que almeja a advocacia.

Outro dado interessante é que 26% dos alunos manifestaram interesse em profissões nas áreas da saúde e bem-estar. Em relação aos sonhos e desejos pessoais, 29,8% quer ter a casa própria e 17,4% deseja presentear a família com uma. Além de 10,3% almeja viajar para o exterior. 

“Esses dados refletem a importância de segurança, estabilidade e novas experiências na vida dos jovens”, diz a pasta. 

Como funciona?

O projeto já está em sua quarta edição e foi implantado em 2021 nas escolas integrais. Dois anos depois, já havia expandido para todas as escolas da rede estadual. Tudo nasceu de uma iniciativa da Gerência de Protagonismo e Desenvolvimento Estudantil, em colaboração com outras Gerências Pedagógicas. 

A secretária explica que a coleta acontece no início do ano letivo através do Google Forms durante o Acolhimento Inicial, onde os estudantes veteranos conversam com os novos alunos. Depois as informações são organizadas em uma planilha online, que permite filtrar dados qualitativos e quantitativos. O que é coletado auxilia nas decisões pedagógicas e administrativas e contribui na criação de propostas pedagógicas. 

Iniciativa começou a ser implantada em 2021 nas escolas integrais.
Iniciativa começou a ser implantada em 2021 nas escolas integrais.
Foto: Reprodução/Governo da Paraíba

Segundo a Seduc, desde o início do projeto, mais de 140 mil estudantes já foram entrevistados. O governo classifica a iniciativa como uma “ferramenta poderosa”, pois dá a oportunidade de proporcionar aos alunos uma preparação mais adequada para os desafios da vida adulta. 

“Conhecer os sonhos e aspirações dos nossos alunos é uma ferramenta poderosa que nos permite planejar as atividades pedagógicas de maneira mais direcionada e alinhada aos interesses dos estudantes. Com esses dados em mãos, nossos gestores e professores têm a oportunidade de ajustar suas metodologias e conteúdos, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente para cada turma”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, durante a divulgação do balanço do mês de maio.

Fonte: Redação Terra
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