Dia da Consciência Negra agora é feriado nacional. Entenda o porquê da data
O Dia da Consciência Negra tornou-se feriado em todo o Brasil. A data é comemorada no dia 20 de novembro. A informação saiu no Diario Oficial da União hoje
O Dia da Consciência Negra tornou-se feriado em todo o Brasil. A data é comemorada no dia 20 de novembro. A informação saiu no Diario Oficial da União hoje, 22 de dezembro.
A decisão consta na Lei 14.759, que foi sancionada ontem (21) pelo presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara dos Deputados em novembro e teve origem no Senado Federal.
O Dia da Consciência Negra já era feriado nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo e em mais de mil cidades brasileiras.
O que é Consciência Negra?
Consciência negra é, segundo este artigo, um misto de conscientização da importância do preto na sociedade, do reconhecimento do valor, da cultura e da luta de pessoas pretas que não se calaram e levantaram a cabeça contra o racismo.
O texto mostra ainda que, apesar do protagonismo negro nessa consciência — que mais do que uma ideia ou conceito, é uma espécie de prática que dá "movimento" aos movimentos sociais —, podemos esperar que, a partir do choque com a consciência negra, as pessoas brancas repensem suas práticas.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência negra é uma data significativa, pois traz à luz questões importantes: o racismo e a desigualdade da sociedade brasileira. O data comemorativa já era feriado em seis estado e algumas cidades do Brasil.
"Data que relembra a luta dos africanos escravizados no passado, o Dia da Consciência Negra reforça a importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa"
Origem do Dia da Consciência Negra
Conforme este artigo, a origem do Dia da Consciência Negra relaciona-se com a Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares - situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.
Zumbi foi morto no dia 20 de novembro de 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.
Ainda segundo o artigo, a escolha do dia 20 de novembro aconteceu no contexto de declínio da Ditadura Militar (final da década de 1970 em diante) e de redemocratização do país. O enfraquecimento da ditadura deu força aos movimentos de oposição e aos movimentos sociais, como o movimento negro.
Dia da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares
O Dia da Consciência Negra, também chamado Dia Nacional de Zumbi, por estar ligado à figura de Zumbi dos Palmares, foi, segundo este artigo, uma solicitação do movimento negro.
A data foi reinvindicada como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o Dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação.
O artigo mostra também que o nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil.
Crédito da imagem:
Por Silvia Tancredi
Jornalista