Dia das Crianças: por que é comemorado em 12 de outubro?
Descubra como essa data emblemática surgiu e evoluiu ao longo do tempo, destacando a importância de celebrar a infância
O Dia das Crianças está chegando. Uma das datas mais importantes para a criançada movimenta anualmente comércios, instituições e famílias inteiras para celebrar a importância da vida de uma criança.
Para as crianças, a data é comemorada da melhor forma: ganhando presentes e brincando bastante. Para os adultos, é uma correria para encontrar os brinquedos favoritos dos pequenos, programações e passeios divertidos e entre outros.
Olhando para o passado, parece que o Dia das Crianças sempre foi importante, não é mesmo? Contudo, não foi sempre assim. A data tem uma história bem interessante.
Escolha da data
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de outubro. O dia também é feriado nacional, mas, diferente do que muitos pensam, não é pelo Dia da Criança e, sim, pelo Dia de Nossa Senhora Aparecida, que é padroeira do país.
A origem veio após o Congresso Sul-Americano da Criança, que o Rio de Janeiro sediou em outubro de 1923. De acordo com a BBC Brasil, a pauta do evento discutia questões educacionais, alimentares e de desenvolvimento. Uma pauta que sensibilizou o deputado federal recém-eleito Galdino do Valle Filho (1879 - 1961). No ano seguinte, ele propôs uma lei instituindo, no 12 de outubro, o Dia das Crianças no Brasil.
Em novembro de 1924, o presidente da República da época, Arthur Bernardes (1875 - 1955) sancionou o Decreto 4.867. Dali em diante, ficou instituído a data, em todo o território nacional, “a festa da criança”.
Apesar da data oficializada federalmente, a data não fez muito sucesso. Porém, por meio de uma ação de marketing, tudo mudou. A empresa de fabricação de brinquedos Estrela lançou, em 1955, a "Semana do Bebê Robusto", em comemoração ao Dia das Crianças e para alavancar as vendas.
No ano seguinte, fizeram uma parceria com a multinacional de cosméticos Johnson & Johnson, que aumentaram a campanha com o concurso "Bebê Johnson". Nele, os pais podiam enviar fotos de seus filhos de 6 meses a 2 anos. Os ganhadores do concurso embolsavam um prêmio, e as crianças eram estampadas em revistas e jornais.
O concurso fez tanto sucesso que outras empresas passaram a adotar a ideia da campanha, mas concentrando tudo em uma única data. Em 1924, o decreto foi recuperado, oficializando de vez a importância da data.
"A data se consolidou e passou a ser uma das principais para o setor infantil, junto com a comemoração de Natal, e a fazer parte das datas oficiais do país", escreveu a Estrela em seu site oficial.
Qual é o objetivo do Dia das Crianças?
Apesar da data ter se popularizado devido a uma campanha comercial, o objetivo é celebrar a infância e a proteção dos direitos infantis e debater questões relacionadas à educação, saúde e primeira infância. Além de homenagear as crianças, proporcionando momentos de alegria e lazer.
Dia das Crianças é feriado nacional?
Sim. Assim como foi explicado alguns parágrafos acima, a data é dividida com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Dia das Crianças em outros países
Em outros países também há datas reservadas para celebrar as crianças. Segundo a BBC, em 1925, 1º de junho foi declarado o Dia Internacional da Criança na Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra, na Suíça, fazendo várias nações adotarem a data. Contudo, o dia muda.
Nos Estados Unidos, por exemplo, é comemorado no primeiro domingo de junho, podendo variar de estado para estado. No Japão, o "Kodomo no Hi" acontece no dia 5 de maio e também é feriado nacional. Em Moçambique, a data é celebrada em 1º de junho, mas em memória das crianças mortas durante um massacre no país.
A Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) também tem uma data decidida. No dia 20 de novembro, foi considerado o Dia Mundial da Criança porque, em 1959, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança.