Dia do Desafio: veja como resolver a questão da OBMEP que viralizou
Analisar qual criança tinha "cara" de mais velha não era o melhor caminho… veja como chegar na resposta da questão de Matemática!
Nesta terça-feira (30), milhões de estudantes da rede pública de todo o Brasil realizaram a primeira fase da OBMEP, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A competição mobilizou os fãs dos números, que sonham com o prêmio e quem sabe até com uma vaga em universidades públicas que valorizam medalhistas. Mas quem não é lá muito chegado na Matemática também teve motivos para sorrir - ou melhor, dar muita risada. Uma questão da prova, fotografada na surdina, acabou viralizando nas redes sociais, e estudantes se divertiram explicando o caminho que percorreram para chegar na resposta. Olha só:
https://twitter.com/yurebahialima/status/1663506906076381185
https://twitter.com/mullerrcahh/status/1663512219814854657
Pois é, analisar qual criança tinha mais cara de adolescente não ajudaria muito neste caso. Era preciso colocar o cérebro para funcionar e exercitar um pouquinho o raciocínio lógico. Neste Dia do Desafio, confira como resolver a questão da OBMEP.
Por eliminação
O primeiro caminho de resolução é o mais simples, e provavelmente o mais indicado para quem está em uma prova e não pode perder tempo. É a famosa resposta por eliminação.
O enunciado da questão informa que as três crianças têm 7, 8 e 9, mas não diz qual número pertence a cada uma delas. A única coisa que sabemos é que a criança com 8 anos foi a única que mentiu. Ou seja, quem disse não ter 8 anos, na verdade tem: a menina de cabelo enrolado à direita.
Também sabemos que, tendo 8 anos, ela é a criança "do meio", já que o mais novo tem 7 e o mais velho 9.
Com esta informação, já é possível chegar em uma alternativa. Se a questão pede para assinalar a letra que mostra a criança mais velha e a mais nova, basta ir na única que não mostra a menina de 8 anos: alternativa B!
O outro caminho
Ok, já chegamos na alternativa correta. Mas se você é daqueles que gosta de sofrer e quer determinar a idade de cada criança, passo a passo, para tirar a prova, também é possível fazer isso.
Já sabemos que a menina de cabelo enrolado tem 8 anos. Resta, então, uma criança de 7 e outra de 9. Também sabemos que as outras duas crianças não mentiram: se o menino de cabelos loiros diz não ter 9 anos e a menina de cabelos enrolados tem 8, a única idade que restou para ele é 7!
Com isso, a última criança, a menina negra de presilha no cabelo, só pode ser a mais velha, de 9 anos.
E aí, acertou a questão?