Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia do Estudante: saiba qual é a origem e a importância da data

Entenda a importância dessa data, curiosidades e atividades para o Dia do Estudante para homenagear os alunos

8 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Estudante destaca a importância da educação
Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Estudante destaca a importância da educação
Foto: DMEPhotography / iStock

O Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto no Brasil, é uma ótima oportunidade para aproximar professores e alunos. A origem da data no país é centenária e lembra a importância da educação na vida das pessoas e do direito à educação.

A data também pode ser aproveitada por professores para falar sobre fatos históricos importantes no país relacionados a essa celebração. Por fim, ainda é possível planejar atividades para o Dia do Estudante, bem como mensagens de motivação para os alunos. 

É importante lembrar que o Dia do Estudante não é considerado feriado. Portanto, as aulas nesta data ocorrerão normalmente. O dia também pode ser utilizado como boa oportunidade para estimular os alunos na volta às aulas.

Por que o dia 11 é o Dia do Estudante?

O Dia do Estudante tem origem em 1827, ainda nos tempos de Brasil Império com Dom Pedro I. Em 11 de agosto daquele ano, o imperador autorizou a criação dos primeiros cursos superiores de Direito no país: a Faculdade de Direito de Olinda (PE) e a Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo (SP). A criação desses cursos, aliás, foi o que inspirou a criação do Dia do Advogado, que é na mesma data do Dia do Estudante. 

100 anos depois, em 1927, o jurista Celso Grand Ley propôs, durante a celebração do centenário da criação dos cursos de Direito, que o dia fosse mais abrangente e englobasse também estudantes de outros cursos. Além disso, 10 anos depois foi criada, no mesmo dia de agosto, a UNE (União Nacional dos Estudantes), durante o regime do Estado Novo, de Getúlio Vargas (1882- 1954).

Vale lembrar que ainda existe o Dia Internacional do Estudante, que é comemorado em 17 de novembro. Esse dia relembra a resistência estudantil realizada contra a invasão nazista feita contra a antiga Tchecoslováquia em 1939. Dois anos depois, o Conselho Internacional de Estudantes, que se tornou a União Internacional dos Estudantes, escolheu a data para homenagear a resistência.

Por que celebrar o Dia do Estudante?

O Dia do Estudante homenageia alunos dos mais diversos níveis e etapas. Desde as crianças que estão em fase de creche ou pré-escola, passando por aquelas que estudam nos Anos Iniciais, Anos Finais do Fundamental e Ensino Médio, chegando até os estudantes de universidades, em graduações, pós-graduações e outros níveis de ensino superior, todos podem receber mensagens de Dia do Estudante.

O direito à educação é garantido pela Constituição Federal de 1988, que informa, no art. 205, que a educação é “direito de todos e dever do Estado e da Família”, e que deve ser promovida e incentivada “visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Além de reforçar a importância da educação para a sociedade, o Dia do Estudante também pode ser usado para aproximar professores e estudantes, ao mesmo tempo em que pode engajar os alunos em atividades escolares.

Atividades para o Dia do Estudante

Não faltam ideias de atividades de Dia do Estudante que podem ser construídas com os alunos. O dia pode ser usado, por exemplo, para falar sobre História, relembrando fatos importantes do período imperial e outros períodos da história do país, assim como acontecimentos históricos relevantes do Brasil.

Outra possibilidade de uso da data é mostrar aos estudantes técnicas que ajudam no ensino e na aprendizagem. É possível melhorar a rotina de estudos e, assim, intensificar o aprendizado das áreas de conhecimento abordadas em sala de aula, por exemplo.

Uma opção para o Dia do Estudante é realizar rodas de conversa com os estudantes, equipe escolar ou mesmo com toda a comunidade para reforçar a importância dos alunos para uma escola. Esse momento também pode ser útil para entender o ponto de vista dos estudantes sobre a sua realidade, conversar sobre demandas e buscar melhorias para o relacionamento com os alunos, o que é fundamental para o aprendizado.

Também é possível pensar em atividades para além da sala de aula, como apresentações culturais, debates e palestras a respeito da atividade estudantil para valorizar os alunos e reforçar a contribuição deles para o ambiente escolar.

Saiba mais sobre curiosidades do universo da educação e fique por dentro de oportunidades de cursos, empregos e muito mais no Terra Educar!

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade