Dia Internacional da Mulher: por que 8 de março?
Entenda a origem e a importância da data dedicada à memória das lutas das mulheres ao redor do mundo.
O Dia Internacional das Mulheres é comemorado em 8 de março, oficialmente, desde 1975, ano em que a data foi instituída pela ONU. Desde então, são realizadas decorações nas cidades, eventos comemorativos, entre outros projetos que visam reconhecer o papel das mulheres na sociedade.
Mas, você sabe a razão desse dia ser escolhido?
Por que o dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março?
A escolha do 8 de março para ser o Dia Internacional da Mulher deriva de uma série de acontecimentos que se intensificaram a medida que a revolução industrial se estabeleceu.
Com as longas jornadas de trabalho, a ausência de direitos, os riscos à vida dentro das fábricas e o pagamento desigual entre os gêneros, as manifestações por direitos das mulheres eram recorrentes e intensas. Tanto na Europa, como nas Américas.
Algumas das primeiras manifestações nesse sentido, ocorreram no início do século XX, na cidade de Nova Iorque. Eram passeatas que juntavam até 15 mil mulheres e ocorreram no dia 28 de fevereiro de 1909.
As manifestações por condições dignas de trabalho, direito ao voto e de combate à discriminação se espalharam pelo mundo. Em 1910, países nórdicos e da Europa Central comemoraram o Dia da Mulher em fevereiro, o mesmo aconteceu na Rússia, em 1913.
O primeiro registro diretamente associado ao 8 de março acontece, também, na Rússia. Com o acirramento da Primeira Guerra Mundial e as condições precárias de vida, trabalhadoras russas mobilizaram cerca de 50 mil pessoas para pedir por pão, paz, pela saída da Rússia na guerra e por direitos das mulheres.
Com o passar dos anos, o 8 de março se tornou uma data dedicada a memória da luta das mulheres. Nos anos 60, as comemorações já eram tradicionais em vários lugares do mundo. Dessa forma, em 1975, a ONU estabeleceu a data oficialmente como o Dia Internacional da Mulher.
8 de março é feriado?
As comemorações desta data ocorrem desde meados do século XX. Mas, o Dia Internacional das Mulheres, apesar de possuir uma relevância cultural importante no Brasil, não é considerado feriado.
Os feriados são definidos em níveis municipais, estaduais e federais. Em datas definidas como feriados, os trabalhadores, que não tiverem folga, devem receber o valor dobrado pelo dia trabalhado.
O que aconteceu no dia 08 de março de 1857?
Existe uma história que conta sobre um incêndio ocorrido em uma fábrica em Nova Iorque que teria matado 129 funcionárias. Entretanto, esse não é uma história real.
O incêndio verídico aconteceu, sim, em Nova Iorque, mas foi no dia 25 de março de 1911 e matou 125 mulheres e 21 homens. Este acontecimento foi crucial para a consolidação de leis de proteção ao trabalhador nos Estados Unidos e também influenciou a criação do Dia Internacional da Mulher.
A tragédia aconteceu e teve tamanha proporção devido à falta de recursos de emergência no estabelecimento. Além do fato, de ser costume da companhia Triangle Shirtwaist Company (local onde ocorreu o incêndio) trancar os funcionários dentro das fábricas para evitar motins e greves.
Por Tiago Vechi
Jornalista