Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Edutuber supera vergonha, conquista internautas e faz sucesso ensinando inglês na web

Carina Fragozo trocou a vida acadêmica pelo canal de vídeos com abordagem objetiva, dicas de pronúncia e gramática

5 ago 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Carina Fragozo já soma mais de 1,7 milhões de inscritos no YouTube
Carina Fragozo já soma mais de 1,7 milhões de inscritos no YouTube
Foto: Daniela Ranchan

Carina Fragozo, de 36 anos, se tornou conhecida e admirada no mundo do ensino de inglês no Brasil. Com uma abordagem objetiva, dicas de pronúncia e gramática, trazendo curiosidades e até cursos, ela conquistou uma comunidade fiel de 1,7 milhão de seguidores em seu canal no YouTube, o English in Brazil

Professora e doutora em Linguística, além de autora do best-seller Sou Péssimo em Inglês, Carina relata ao Terra que a história dela na plataforma começou de forma inesperada. No início, ela não tinha a intenção de criar um canal, mas sim compartilhar dicas com seus amigos e ex-alunos que a questionavam sobre como ela havia aprendido inglês tão bem sem sair do Brasil.

Em 2013, ela postou seu primeiro vídeo intitulado "Como turbinei meu inglês em pouco tempo". Para sua surpresa, o vídeo rapidamente acumulou mil visualizações em apenas uma semana, mostrando o potencial do conteúdo que oferecia.

Carina e seu livro, o best-seller “Sou Péssimo em Inglês”
Carina e seu livro, o best-seller “Sou Péssimo em Inglês”
Foto: Daniela Ranchan

"As pessoas acabaram gostando e aprendendo porque o conteúdo era muito bom, mesmo sem muita qualidade de gravação, porque o que mais importa na verdade é o conteúdo. Esse vídeo atualmente tem um milhão de visualizações e está no canal até hoje", conta ela.

O canal cresceu naturalmente, e Carina pegou gosto pela criação e compartilhamento de conhecimento:  "No começo eu tinha um pouco de vergonha de postar vídeos assim, porque eu não sabia o que as pessoas iriam achar. Na época eu fazia doutorado na USP e tinha medo do que iriam falar de mim, por estar fazendo vídeo para o YouTube. Então eu fazia bem poucos vídeos, mas depois o canal foi crescendo de forma gradual e peguei gosto mesmo por fazer. Mantive por muito tempo o doutorado e o canal."

Quando terminou o doutorado, Carina precisou tomar a decisão de seguir com a carreira acadêmica ou se dedicar ao canal. Após um ano de análise, a aposta foi tornar o YouTube o seu negócio. "Começou a dar muito certo, na época eu já tinha uns 500 mil inscritos. Então eu tomei essa decisão de seguir a carreira na internet e com os cursos. Mas, o importante é que o meu conhecimento acadêmico nunca sai de mim", destaca.

Segundo ela, a sua história com o inglês começou desde cedo, já que sempre foi apaixonada pelo idioma. Ela, que é natural da cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, estudou a vida toda em escola pública e não tinha condições financeiras para pagar por um curso ou fazer um intercâmbio. Por isso, aprendeu a língua sozinha, a partir de músicas e conteúdos em inglês que consumia.

"Depois entrei na faculdade de Letras e lá aprendi muito também. Sou apaixonada pelo idioma e me considero uma aprendiz eterna, em que cada dia aprendo uma coisa nova”, acrescenta. 

O sucesso gradual

O canal English in Brazil cresceu gradualmente, sem grandes picos, mas mantendo um constante aumento de seguidores. Carina atribui esse sucesso à qualidade do conteúdo que oferece. Como graduada em Letras e com um doutorado pela USP, ela conta que sempre se dedicou a pesquisas e estudos que agregam valor às suas aulas e tornam o conteúdo confiável.

Além disso, a fundadora do canal focou em objetividade e pesquisa de mercado para entender quais títulos e conteúdos mais atraíam o público. Ela conta ainda que trabalha constantemente para trazer educação e entretenimento em suas aulas, utilizando músicas, séries, erros engraçados e até mesmo games com falantes nativos do inglês para manter a audiência engajada e interessada.

Embora Carina tenha começado o canal sozinha, com o passar do tempo, ela reconheceu a necessidade de ajuda para atender ao crescente número de seguidores e para aprimorar a qualidade do conteúdo. Ela contou com a colaboração de um editor, Daniel, que começou como um jovem interessado em ajudar e cresceu junto com o canal.

Já para os cursos pagos que começou a oferecer, conta com mais de 20 pessoas em sua equipe. Segundo ela, seu principal compromisso é fornecer conteúdo de qualidade e diversificado para a comunidade.

O universo de "English in Brazil"

O English in Brazil não se limita apenas ao canal do YouTube. Com o sucesso do conteúdo gratuito, Carina expandiu seu alcance para outras plataformas, como o English in Brazil podcast, que conta com a participação de dois professores e já chegou à lista dos 100 mais ouvidos no Brasil.

O Instagram também faz parte do universo de Carina, com o perfil @EnglishInBrasil oferecendo conteúdo gratuito e dicas valiosas por meio de reels, stories e carrosséis. Além disso, seu perfil pessoal, @CarinaFragoso, compartilha um pouco de sua vida pessoal com o inglês sempre presente.

Cursos pagos

Carina sentiu o anseio de seus seguidores por um curso mais completo e metódico. Após sete anos de canal, ela lançou seu primeiro curso, um projeto que a desafiou, mas que se mostrou um grande sucesso. Com mais de 200 horas de conteúdo, ela conta que a plataforma oferece uma experiência completa, com gravações de áudio, quizzes, imersão em filmes, séries e jornais, entre outras ferramentas.

"Depois de sete anos de canal, muitas pessoas me perguntavam quando teria um curso do 'English in Brasil'. E eu sabia da responsabilidade de criá-lo, eu precisava ver como conseguiria transmitir em um curso tudo aquilo que eu acredito em metodologia, ensino e educação. Então demorei bastante para fazer isso, até que em 2020, após uma equipe de marketing fazer uma proposta que gostei, comecei a gravar o curso", contou. 

Além do curso principal, Carina também lançou o "SOS Viagem", voltado para quem precisa se comunicar em inglês durante viagens, e um curso mais avançado focado em pronúncia. Ela também oferece preparação para o Teste de Inglês como Língua Estrangeira, um exame que busca avaliar o potencial individual de falar e entender o inglês em nível acadêmico. 

Carina cresceu seu negócio e hoje também oferece cursos pagos
Carina cresceu seu negócio e hoje também oferece cursos pagos
Foto: Daniela Ranchan

Ao Terra, Carina afirma que seu maior objetivo é tornar o inglês acessível e divertido para todos, proporcionando oportunidades e abrindo portas: "Quero entregar conteúdo para quem quiser aprender, não importa a idade. Muitas pessoas pensam que são velhas demais, não têm dinheiro e condições para viajar, e por isso não vão conseguir aprender inglês, e quero mostrar através da minha própria história que é possível aprender sim! Também quero mostrar que o inglês é de todos, não é só do norte-americano, do falante nativo, ou da elite, é de todo mundo que quer se comunicar, porque é uma língua que abre muitas portas. Quero que todos tenham acesso, se encantem pelo idioma e descubram que aprender é muito legal e divertido."

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade