Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Ele dedicou a vida aos meus estudos', diz jovem que carregou botijão de gás para homenagear pai em formatura

Lorenzo Monfardini conquistou as redes sociais com gesto que fez em tributo à trajetória do pai

12 dez 2024 - 04h59
Compartilhar
Exibir comentários
Jovem carrega botijão de gás para homenagear o pai durante formatura em MG:

Lorenzo Monfardini, de 22 anos, emocionou as redes sociais ao homenagear seu pai, Jefferson Gomes Monfardini, de 49 anos, durante sua cerimônia de colação de grau na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais. Formando em engenharia elétrica, Lorenzo carregou um botijão de gás para simbolizar o trabalho árduo de Jefferson, que dedicou sua vida à família e à educação dos filhos.

Em entrevista ao Terra, Lorenzo explicou que o gesto foi um tributo à trajetória do pai, que trabalha no setor comercial de uma fábrica de gás e sempre priorizou a educação dos filhos.

O estudante destacou que Jefferson teve uma trajetória profissional marcada por desafios antes de conquistar estabilidade na atual empresa, onde atua há 26 anos. "Ele já foi caminhoneiro e vendedor de loja de tintas. À noite, oferecia serviços de pintura para complementar a renda. Mesmo com uma rotina exaustiva, ele sempre investiu na educação minha e da minha irmã", relatou Lorenzo.

"Toda vida ele pagou para a gente estudar em escola particular porque meu pai, literalmente, priorizou nossos estudos", afirmou o jovem, emocionado.

Jovem carrega botijão de gás para homenagear o pai durante formatura
Jovem carrega botijão de gás para homenagear o pai durante formatura
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma conquista familiar

A formatura de Lorenzo foi uma vitória compartilhada por toda a família. "Eu fui o primeiro a me formar na família da minha mãe, e meu pai foi o primeiro na casa dele também", disse.

O gesto inusitado, que ganhou grande repercussão online, foi inicialmente ideia de sua mãe, abraçada prontamente por Lorenzo. "Meu pai sempre foi um exemplo de homem, de marido, de trabalhador. Eu queria impactá-lo, queria que aquela mensagem chegasse até ele, mas acabou chegando a outras pessoas também, o que é muito positivo e bonito."

Lorenzo Monfardini e seu pai, Jefferson Monfardini
Lorenzo Monfardini e seu pai, Jefferson Monfardini
Foto: Reprodução/Instagram

Exemplo de pai

Lorenzo revelou que sua admiração pelo pai vai além da educação que Jefferson proporcionou. O jovem carrega no corpo uma tatuagem inspirada em uma frase que Jefferson sempre repetia: “Tenho que ser e não ter”. "Ele moldou meu caráter com essa ideia de valorização do ser, porque o importante é quem você é, e não o que você possui", explicou.

O momento da homenagem foi registrado em vídeos e fotos que viralizaram rapidamente, atingindo milhares de pessoas. Nas imagens, Lorenzo aparece de beca, visivelmente emocionado, segurando o botijão enquanto sobe ao palco e aponta para a plateia.

Uma postagem no Instagram, compartilhada por Lorenzo e a organizadora da formatura, destacou o simbolismo do ato: "Esse botijão foi o peso que o pai carregou para que ele chegasse ao diploma". O post teve mais de 1 milhão de curtidas. 

Reencontro entre pai e filho

Além do impacto nas redes, a ocasião foi especial para a família, pois marcou um reencontro entre pai e filho após quase um ano sem se verem. "Meu pai ficou muito feliz, surpreso. Ele mora em Pernambuco e eu em Ouro Preto. Foi um momento muito marcante. Ele ficou emocionado, pulou de alegria. Essa cena de meu pai vindo até mim, me abraçando, é algo que nunca vou esquecer", disse Lorenzo.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade