Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Em Porto Alegre, 126 escolas retomam as atividades nesta segunda-feira

Até sexta-feira, 60% dos alunos da rede devem retornar às aulas.

20 mai 2024 - 17h45
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira (20), 26 escolas próprias e cem conveniadas da rede municipal de ensino retomaram suas atividades. As instituições atendem cerca de 40% dos estudantes da Capital. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) determinou o reinício das aulas em todas as unidades que não foram atingidas diretamente pelas cheias e que contam com abastecimento de água e energia elétrica.

Foto: Imagem Ilustrativa / Adriano Amaral / SMED PMPA / Porto Alegre 24 horas

Ainda para esta semana está prevista a retomada de 28 escolas próprias e 30 conveniadas na terça-feira, 21, e outras nove próprias e 20 conveniadas na quarta-feira. Até sexta-feira (24), 60% dos alunos da rede terão retornado às atividades escolares.

"Lugar de criança é na escola. A pandemia nos deixou essa lição. Não podemos manter os alunos fora da sala de aula por muito tempo. Por mais difícil que seja este momento, é uma alegria ver os estudantes retornando. A retomada é essencial para a aprendizagem, da mesma forma, para a volta ao cotidiano da cidade", afirma o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.

O Ministério de Educação flexibilizou o calendário escolar do Rio Grande do Sul e, neste primeiro momento, a orientação da Smed é de que as escolas realizem atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições aos estudantes. Será realizado o registro de presença dos alunos, justificando-se a ausência dos atingidos pela enchente. Da mesma forma, os servidores atingidos diretamente poderão atestar suas ausências.

Praticamente todas as 99 escolas próprias e as 219 parceirizadas foram atingidas; 14 escolas próprias e 12 da rede conveniada estão total ou parcialmente alagadas, com registros de grande perda de infraestrutura; e outras 11 próprias e 53 conveniadas têm danos como destelhamentos parciais e infiltrações.

Além disso, três escolas próprias de Ensino Fundamental estão operando como abrigos: Aramy Silva (Camaquã), Elyseu Paglioli (Cristal) e Grande Oriente do Rio Grande do Sul (Rubem Berta).

Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade