Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enade: se não fosse obrigatório, ninguém faria, dizem universitários

Avaliação do ensino superior é aplicada neste domingo para quase 200 mil universitários em todo o País

24 nov 2013 - 13h21
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Estudantes fizeram prova do Enade na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), em Porto Alegre
Estudantes fizeram prova do Enade na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), em Porto Alegre
Foto: Daniel Favero / Terra

A maior parte dos alunos que estavam prestes a realizar o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na Faculdade Porto-Alegrense (Fapa), afirma que se a prova não fosse obrigatória, poucas pessoas apareceriam para participar, ainda mais em um domingo de sol e temperatura na casa dos 25ºC, na capital gaúcha.

Poucos foram os defensores do Enade, a maioria considerava que não é possível avaliar anos de um curso universitário através de uma prova.  É o caso de Adriane Quevedo Boff, que cursa Serviço Social na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

"Uma prova não é o bastante para avaliar, ainda mais meu curso, que é muito prático", diz Adriane, cuja maior reclamação é a respeito da obrigatoriedade do exame.

Já a estudante de Medicina da PUC-RS, Natalie Rocha, diz que é injusto a comparação que é feita no seu caso. Ela explica que o exame vai comparar sua turma, no final do curso, com outra que fez a prova no início do curso, há anos atrás. "Não é justo quando comparam com outra turma, acho que não está sendo coerente", diz a universitária reclamando da proximidade do Enade com outros importantes compromissos de seu curso.

Tagli Feijó, estudante de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) também é crítico em relação ao exame, mas ao mesmo tempo, considera que não existe outra forma de se avaliar o curso.  "Enquanto não inventarem uma outra forma de avaliar, não é justo, mas é o que temos".

Entre os entrevistados neste começo de tarde de domingo, apenas um universitário se disse satisfeito com a proposta e resultados do exame, foi o estudante de Gestão Ambiental da Uniasselvi Henrique Tessaro Oliveira. "É importante porque avalia o padrão dos cursos", avaliou.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enade/" href="http://noticias.terra.com.br/educacao/infograficos/enade/"> Enade 2012 - Melhores e os piores cursos do Brasil </a>

Enade

Criado em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do exame é aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação ao conteúdo programático, suas habilidades e competências.

A edição de 2013 é aplicada neste domingo, com a avaliação do desempenho de aproximadamente 200 mil estudantes de cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. O exame também avalia os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Fonte: Terra
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade