Encceja 2024: inscrição termina nesta sexta-feira (10)
O prazo para fazer inscrição no Encceja 2024 termina na próxima sexta-feira, 10 de maio. O exame está previsto para ser realizado em agosto em todo o Brasil.
O prazo para fazer inscrição no Encceja 2024 termina na próxima sexta-feira, 10 de maio. O exame está previsto para ser realizado em agosto em todo o Brasil.
O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. A avaliação é feita para pessoas que não concluíram os ensinos fundamental e médio em idade regular.
O objetivo do exame é avaliar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. Por meio da avaliação, os participantes podem receber a certificação de conclusão dessas etapas de ensino.
Inscrição no Encceja 2024
A inscrição para o Encceja 2024 é gratuita. Podem se inscrever os seguintes candidatos que se enquadrem na idade mínima exigida por nível de ensino:
-
Ensino fundamental: brasileiros com 15 anos ou mais no dia da prova.
-
Ensino médio: brasileiros com 18 anos ou mais no dia da prova.
O cadastro no Encceja deve ser feito no sistema do exame. Os candidatos devem apresentar dados pessoais e responder um questionário socioeconômico.
Provas do Encceja 2024
As provas do Encceja 2024 serão realizadas no dia 25 de agosto, sendo quatro horas no período matutino e cinco horas no período vespertino.
No dia do exame, os portões serão abertos, de acordo com o período de realização da prova:
-
Pela manhã: abrem às 8h e fecham às 8h45.
-
À tarde: abrem às 14h30 e fecham às 15h15.
A avaliação é composta com base nas Matrizes de Referência disponíveis no portal do Inep. O Encceja contém quatro provas objetivas, com base no nível de ensino (fundamental e médio). Cada prova é formada por 30 questões objetivas.
Resultado e certificado do Encceja 2024
O resultado do Encceja 2024 será informado no dia 23 de dezembro.
Os candidatos podem acessar o desempenho no sistema do exame. Para ser aprovado no Encceja é necessário:
-
tirar, pelo menos, 100 pontos em cada uma das provas objetivas;
-
obter, no mínimo, 5 pontos na média da redação (a pontuação da produção textual vai de 0 a 10).
O cálculo das provas objetivas é feito de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesma metodologia utilizada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O certificado do Encceja 2024 deve ser solicitado nas secretarias estaduais de educação ou nos institutos federaisque aderiram ao exame. Os participantes podem conferir a relação completa desses locais no sistema de inscrição do Encceja.
Para mais detalhes, acesse o edital do Encceja 2024.
Por Silvia Tancredi
Jornalista