Enem 2022: professores defendem que questão de matemática deve ser anulada
A hipótese é que houve erro na digitação das alternativas e não foi possível apontar a correta
Confira aqui o gabarito extraoficial do segundo dia de provas do Enem 2022
Durante a correção extraoficial da segunda prova do Enem 2022, realizada neste domingo (20), professores de cursinhos apontaram que uma das questões de matemática não tem resposta correta. Trata-se do item 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.
O enunciado do item explicava que um vendedor tem um salário formado por uma parcela fixa e também um percentual sobre as vendas. A partir disso, a questão pedia que o candidato apontasse a "expressão algébrica" que representasse a composição do salário do funcionário.
"Era uma questão muito simples, mas acreditamos que houve um erro de digitação. O enunciado indicava que a parte fixa é 675, portanto, a alternativa que o Enem deveria julgar correta seria a D, mas nela aparece 625", explica Rodney Luzio, coordenador de Matemática do Curso Anglo.
Já os professores de matemática Alex Rmoa e Thiago Galrão, da Plataforma AZ, também apontam que aconteceu um erro na digitação, mas que a alternativa correta seria a E. Ambos os cursinhos defendem que a questão deve ser anulada.
+ Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia
+ Enem 2022: segundo dia abordou covid-19, buracos negros e queda de empregos
+ Prova do segundo dia foi mais trabalhosa do que em anos anteriores
+ Quem pode fazer a reaplicação do Enem e como fazer o pedido