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Enem: confira as dicas do Inep para uma redação mais coesa

O instituto alerta que não adianta distribuir conjunções pelo texto todo. Mais vale a qualidade do que a quantidade!

31 out 2022 - 18h28
(atualizado em 4/11/2022 às 13h42)
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Acredite ou não, mas até o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) quer que você alcance a tão sonhada nota mil na redação. Prova disso é a Cartilha do Participante - A Redação do Enem 2022, publicada há poucas semanas. O documento traz o passo a passo da redação do exame, abordando cada uma das competências. Neste texto, explicamos quais as orientações do Inep para construir uma redação coesa e alcançar uma boa nota na competência 4.

Foto: Getty Images / Lucas S.Paiva/Guia do Estudante / Guia do Estudante

O que é um texto coeso

A competência 4 da redação do Enem analisa a capacidade do candidato de demonstrar que possui conhecimento sobre mecanismos linguísticos necessários para um adequado encadeamento textual . Por isso, observa quais marcas linguísticas foram usadas pelo candidato para alcançar esse resultado.

Para garantir a coesão textual, é importante que a redação tenha algumas características específicas. O Inep explica quais são elas:

Estruturação dos parágrafos: um parágrafo é uma unidade textual formada por uma ideia principal a qual se ligam ideias secundárias. No texto dissertativo-argumentativo, os parágrafos podem ser desenvolvidos por comparação, por causa-consequência, por exemplificação, por detalhamento, entre outras possibilidades. É importante que exista uma articulação explícita entre um parágrafo e outro;

Estruturação dos períodos: período nada mais é do que um enunciado que tem sentido completo. Pode ser formado por uma ou mais orações. Em um  texto dissertativo- argumentativo, os períodos do texto são, normalmente, estruturados de modo complexo. Isso significa que eles são formados por duas ou mais orações, para que se possam expressar as ideias de causa- consequência, contradição, temporalidade, comparação, conclusão, entre outras;

Referenciação: pessoas, coisas, lugares e fatos são apresentados e, depois, retomados, à medida que o texto vai progredindo. Esse processo pode ser realizado mediante o uso de pronomes, advérbios, artigos, sinônimos, antônimos, hipônimos, hiperônimos, além de expressões resumitivas, metafóricas ou metadiscursivas.

As dicas do Inep

Para colocar cada um destes tópicos em prática e alcançar a famosa coesão, o Inep separou algumas dicas práticas. Confira:

1) Utilize operadores argumentativos para relacionar orações, frases e parágrafos de forma expressiva ao longo do texto. Um exemplo de operador argumentativo que estabelece relação espacial é o termo "em primeiro lugar". Também existem operadores que estabelecem relações de causalidade, condicionalidade e outras. 

2) Verifique se o elemento coesivo utilizado estabelece a relação de sentido pretendida. Se você busca estabelecer uma relação adversativa, por exemplo, não faria sentido utilizar a conjunção "por fim", mas conjunções como "porém" ou "todavia";

3) Procure utilizar a s seguintes estratégias de coesão para se referir a elementos que já apareceram no texto:

- substituição de termos ou expressões por pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, advérbios que indicam localização, artigos;

- substituição de termos ou expressões por sinônimos, hipônimos, hiperônimos ou expressões resumitivas;

- substituição de verbos, substantivos, períodos ou fragmentos do texto por conectivos ou expressões que retomem o que foi dito;

- elipse ou omissão de elementos que já tenham sido citados ou que sejam facilmente identificáveis.

Evite!

Para escrever um texto coeso, evite:

1) A ausência de articulação entre orações, frases e parágrafos;

2) A ausência de paragrafação (texto elaborado em um único parágrafo);

3) Emprego de conector (preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios e locuções adverbiais) que não estabeleça relação lógica entre dois trechos do texto e prejudique a compreensão da mensagem ;

4) A repetição ou substituição inadequada de palavras sem se valer dos recursos oferecidos pela língua (pronome, advérbio, artigo, sinônimo).

E lembre-se!

O Inep alerta que você não deve utilizar elementos coesivos de forma artificial ou excessiva para fazer o texto parecer mais bem escrito. 

Aqui, vale mais a qualidade do que a quantidade, e o excesso de recursos coesivos mal empregados pode tornar o seu texto mais difícil de compreender.

Guia do Estudante
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