Enem PPL: veja o que é, datas, quem tem direito e como funciona
Saiba mais informações sobre o Enem PPL, a prova do Exame Nacional do Ensino Médio destinada a pessoas privadas de liberdade
Adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa também podem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ampliar suas chances de acesso ao ensino superior. A diferença é que, ao invés de as provas serem aplicadas em instituições de ensino, os candidatos fazem a avaliação em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas. A aplicação também é específica: o Enem PPL.
A modalidade cobra o mesmo conteúdo que o Enem regular, mas segue um cronograma diferenciado. Continue a leitura para entender o funcionamento, quem tem direito e quais as datas da próxima aplicação dessa prova.
O que é o Enem PPL?
O Enem PPL é uma modalidade do Exame Nacional do Ensino Médio voltada para pessoas privadas de liberdade. O exame é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
As provas acontecem após a realização do Enem regular, e em dias úteis. Os candidatos podem fazer o exame em penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.
Antes do período de inscrições de participantes, órgãos da administração prisional ou socioeducativa que queiram participar do exame devem demonstrar interesse junto ao Inep. O termo de adesão, responsabilidade e compromisso pode ser preenchido por meio de um sistema on-line do governo.
O objetivo do exame, assim como no Enem regular, é democratizar o acesso ao ensino superior. Sendo assim, a pessoa que participa do Enem PPL também pode utilizar as notas das provas em programas governamentais como o Fies, Sisu e Prouni.
Quem tem direito ao Enem PPL?
Para utilizar as notas obtidas no Enem PPL, o participante precisa ter concluído o ensino médio. Mas a modalidade também conta com a opção de "treineiro" para aqueles que ainda não terminaram essa etapa e que querem realizar o exame para avaliar seus conhecimentos.
Como fazer a inscrição no Enem PPL?
Diferentemente do Enem regular, não são os próprios participantes que realizam a inscrição. O cadastro é feito por meio de representantes pedagógicos eleitos pela administração prisional ou socioeducativa em questão.
Estes representantes pedagógicos também são responsáveis por solicitar recursos de acessibilidade e pedidos para que os participantes sejam tratados pelo nome social. Além disso, os representantes revelam as notas obtidas pelos candidatos e os inscrevem em programas de acesso ao ensino superior, se for o caso.
O Enem PPL é mais difícil?
As provas do Enem regular e do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade, segundo o Inep. São dois dias de provas, onde são respondidas 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os participantes privados de liberdade também fazem uma redação, com tema diferente da versão regular.
Provas anteriores do Enem PPL
O Inep disponibiliza um banco de provas e gabaritos com todas as edições do Enem PPL. É possível baixar os documentos gratuitamente, com livre acesso, pelo portal do Ministério da Educação.
Datas do Enem PPL 2024
As inscrições para o Enem PPL 2024 já se encerram e, nesta edição, foram realizadas de 7 a 25 de outubro. Já as provas acontecerão nos dias 10 e 11 de dezembro. Os gabaritros devem ser liberados em 23 de dezembro, enquanto os resultados --assim como no Enem regular-- serão divulgados no dia 13 de janeiro de 2025.