Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

94% dos estudantes no 3º ano do Ensino Médio da rede pública se inscreveram no Enem

Em 2023, o percentual foi de 58%; para o ministro da Educação, alta reflete incentivo do projeto Pé-De-Meia

3 nov 2024 - 21h29
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Estadão Conteúdo

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi neste domingo, 3, e 94% dos estudantes que estão no 3º ano do Ensino Médio da rede pública se inscreveram para a prova neste ano. No total, foram 1,66 milhão de inscritos nessa situação. 

No ano passado, foram 1,18 milhão de inscritos. A quantidade representou apenas 58% do percentual de inscritos concluintes da educação básica.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, essa alta reflete o incentivo do projeto Pé-De-Meia, que pagará R$ 200 para os estudantes de baixa renda que estão no 3º ano do Ensino Médio da rede pública que participarem dos dois dias do Exame.

Os dados foram divulgados em coletiva de imprensa do MEC com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por volta de 21h. A prova foi encerrada às 19h.

Neste primeiro dia, os candidatos foram submetidos às questões de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação, que abordou o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". No próximo domingo, 10, os estudantes realizam os testes de Matemática e Ciências da Natureza.

Enem 2024: Professor comenta redação e indica o que tema exigia:

Abstenção e eliminações

A taxa de abstenção neste domingo foi de 26,6%. Dos 4,3 milhões de inscritos, 1,1 milhão de candidatos não compareceram, ainda segundo dados divulgados pelo ministro da Educação.

O índice foi inferior ao registrado na edição de 2023, quando 28,1% dos 3.934.242 inscritos não compareceram ao primeiro dia do exame.

Segundo o ministro, não foi registrada nenhuma intercorrência grave, mas 4.999 participantes foram eliminados por desrespeitarem as regras previstas em edital:

Deixar o local de prova portando o caderno de questões antes dos 30 minutos finais da aplicação; 

- Portar equipamentos eletrônicos;

- Ausentar-se antes do horário permitido (15h30);

- Utilizar impressos;

- Não atender orientações dos fiscais.

 

Enem: jovem é 'empurrado' por baixo de portão segundos antes de fechamento para prova :
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade