Como consultar a nota do Enem 2023 e anos anteriores
O passo a passo para consultar a nota do Enem é fácil e o processo ajuda em vários vestibulares
Existem três sites onde é possível consultar o resultado do Enem. Um para as edições de 2015 a 2023, um para edições entre 2009 e 2014 e um outro para quem realizou as provas entre 2001 e 2008.
Entender como consultar a nota do Enem 2023 ou de anos anteriores é fundamental, já que os resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio podem ser úteis em diversos processos seletivos para entrada em cursos superiores em instituições variadas.
Os resultados do Enem 2023 e de anos recentes, até 2015, podem ser acessados no mesmo site que os candidatos utilizam para consultar outras informações sobre a avaliação, como o local de prova e o cartão de confirmação.
Como consultar as notas do Enem 2023?
As notas do Enem podem ser consultadas por meio dos chamados Boletins Individuais de Resultado. Eles são obtidos eletronicamente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do Enem e gestão dos resultados dos candidatos que realizaram a prova.
Os resultados do Enem são exibidos na Página do Participante, o mesmo portal do Inep que concentra informações sobre inscrições, cartão de confirmação e instruções para a realização do Enem.
Passo a passo para consultar a nota do Enem
- Entre na Página do Participante do Enem
- Em seguida, clique no botão “Página do Participante - Entrar com gov.br”;
- Faça realizar o login, com CPF e senha, na conta gov.br para prosseguir com a consulta;
- Após informar o CPF e a senha conforme solicitado na página, escolha a opção “Edições Anteriores” no menu à esquerda da tela;
- Selecione “2023”, ou o ano que deseja consultar até 2015.
Ao clicar no ano, a tela exibirá as notas dos candidatos em cada área do conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e suas tecnologias;
- Matemática e suas tecnologias;
- Redação.
No botão “Vista pedagógica”, é possível conferir o desempenho do candidato de maneira detalhada conforme as 5 competências da redação
Como acessar a nota do Enem de anos anteriores?
Quem deseja consultar as notas do Enem entre os anos de 2009 e 2014 precisa acessar outro site público, do Inep, no endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/. Após acessar a página, basta selecionar o ano que deseja consultar e informar CPF e senha de acesso.
Já as notas do Enem entre os anos de 2001 e 2008 são mostradas em outro site do Inep, localizado no endereço sistemasenem.inep.gov.br/EnemResultado/. Neste site, a consulta pode ser feita a partir do ano da prova e do CPF do candidato, pelo número de inscrição ou a partir de informações pessoais como nome, data de nascimento e estado em que a prova foi realizada.
Como usar a nota do Enem?
A nota do Enem pode ser usada para as mais diversas finalidades, principalmente no que diz respeito ao acesso ao ensino superior em universidades públicas ou particulares por meio de diferentes programas de entrada na graduação.
Uma das possibilidades é usar a nota da prova no SiSU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece vagas em cursos de universidades públicas. Pode se inscrever quem fez o Enem no ano anterior à abertura de inscrições do Sisu e não tirou nota zero na redação.
A nota do Enem também pode ser usada no ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudo de graduação de 50% ou 100% em instituições particulares. Para se inscrever no programa, é preciso ter pontuação mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação na avaliação do ano anterior às inscrições no ProUni.
Outra iniciativa governamental que considera a nota do Enem é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que permite o financiamento do valor da graduação para estudantes cursarem a faculdade em universidades particulares. Ao final do curso, são oferecidas condições especiais ou mesmo renegociações para o pagamento da dívida com o fundo.
O Enem também pode ser utilizado por instituições públicas e particulares para programas de bolsas de estudo, para complementar a nota em vestibulares ou mesmo como única avaliação para o ingresso na instituição. É possível, por exemplo, usar a nota do Enem para entrar na USP, em um sistema próprio da universidade paulista.