Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como interpretar a frase tema da redação do Enem?

Em todos os anos, a frase temática indica qual caminho a banca espera que o candidato siga no texto

10 out 2022 - 15h28
(atualizado às 15h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil / Guia do Estudante

Abrir o caderno de questões e ler na proposta um tema que já tenha estudado é um dos grandes alívios que o candidato pode encontrar na hora do Enem. Mas a verdade é que nem sempre a familiaridade com o assunto será o suficiente para garantir uma boa nota. A interpretação da frase tema, por outro lado, é um dos elementos fundamentais para o texto e que muitas vezes não é levado em conta pelos estudantes.

A frase tema nada mais é do que aquela que descreve o tema proposto na prova de redação. Veja abaixo as frases temáticas dos últimos cinco anos:

2021 - "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil" 

2020 - "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira"

2019 - "Democratização do acesso ao cinema no Brasil"

2018  - "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet"

2017 - "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil"

Repare bem: em 2020 os candidatos não poderiam escrever somente sobre doenças mentais, mas sobre o estigma que ainda é associado a elas dentro da sociedade. Por isso, os temas de redação do Enem não podem ser resumidos a uma palavra ou termo. Quando isso acontece, os estudantes podem ter a nota afetada por fugir ou tangenciar o tema.

Ou seja, você pode até treinar uma redação sobre o tema "Poluição nos oceanos", mas é altamente improvável que ele apareça desta forma na proposta de redação. Algo como "As consequências para as futuras gerações causadas pela poluição dos oceanos" se enquadraria muito mais na maneira com que a banca do Enem elabora os temas de redação.

Como, então, interpretar essas frases de maneira correta?

Vamos por partes! A primeira coisa é frisar que a frase temática sempre será um recorte de uma problemática. É fundamental compreender que o tema nunca será a problemática em sua totalidade, mas um fragmento específico que está dentro ou associado a ela.

Dito isso, partimos para o segundo ponto, que é como identificar esse recorte.

O estudante precisa encarar a frase temática como uma construção que é composta por blocos. Cada bloco é uma palavra e ela serve um propósito na sentença. O Enem é uma prova que apresenta uma carga enorme de interpretação, e isso é um exercício cobrado também na proposta de redação.

A principal dica na hora de interpretar a frase temática é identificar as palavras-chaves.

"As palavras-chave são os termos principais da frase temática, que resumem o assunto principal que está sendo proposto para discussão", explica a professora Daniela Toffoli, do Curso Anglo. "Elas são essenciais para que a argumentação seja adequadamente desenvolvida em torno daquilo que está sendo proposto para discussão, isto é, indicam o caminho que a banca quer que o candidato tome".

Em um primeiro momento, a frase temática inteira pode parecer composta de palavras-chaves, mas sempre haverá uma que vai indicar exatamente o caminho esperado. No tema de 2015, por exemplo, " A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira", o termo foco era "persistência". O candidato precisava desenvolver uma tese que mostrasse o seu ponto de vista sobre a persistência desse crime no Brasil.

Para a professora, os textos da coletânea também podem ajudar a definir ou encontrar quais são essas palavras-chaves.

"Por exemplo, no Enem 2020, com o tema 'O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira', o primeiro texto trazia a definição e a origem do termo 'estigma'. O que foi uma grande dica para que o aluno percebesse que esse era um dos termos essenciais para o desenvolvimento da discussão", afirma.

E o que fazer depois de identificar as palavras-chaves?

Antes de partir para o processo de escrita, mais uma informação importante: é recomendado que as palavras principais da frase temática estejam presentes no texto. É uma forma de garantir que não haja fuga ou tangenciamento do que foi proposto.

Em 2021, no tema "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", era importante que todas essas palavras estivessem inseridas na redação. A professora explica que não precisa ser exatamente como está disposto na frase temática, mas as palavras precisam aparecer já no primeiro parágrafo.

"O principal é que o tema já seja apresentado, com as palavras-chave, na introdução; mas não é preciso que elas sejam retomadas cansativamente ao longo da redação, até para que não não sejam descontados pontos na competência 4", alerta. A competência 4, vale lembrar, avalia a coesão do texto.

A dica da professora é que as palavras-chaves apareçam na introdução e que nos parágrafos seguintes o candidato use sinônimos para retomar o tema. Na conclusão, elas podem ser retomadas para sintetizar a ideia. 

Veja abaixo, como exemplo, o primeiro parágrafo de uma redação nota 1000 do Enem 2021, da candidata Daiane Souza.

A obra modernista "Vidas Secas", produzida por Graciliano Ramos, retrata a história de vulnerabilidade socioeconômica enfrentada por Fabiano e seus dois filhos; os quais eram chamados por seu pai de filho mais novo e mais velho, não possuindo seus nomes registrados durante o desenvolvimento do enredo. Ao sair do campo literário e fazer uma análise da atual conjuntura brasileira, nota-se ainda a invisibilidade associada ao acesso das pessoas ao registro civil, visto que tal problema é negligenciado por diversos segmentos sociais e políticos. A partir desse contexto é fundamental entender o que motiva essa situação irregular de documentação e o principal impacto para a sociedade, a fim de que o acesso à cidadania seja eficiente.

Repare que a candidata utilizou os termos "invisibilidade", "registro civil" e "acesso à cidadania" diretamente no texto, e no lugar de "Brasil", optou por "atual conjuntura brasileira". A única palavra que ficou de fora foi "garantia", mas que acabou ficando subentendida na última frase.

Se pudesse resumir, a professora diria que as principais dicas para a boa interpretação e o bom uso das frases temáticas são:

  • Ler com bastante atenção a frase-tema destacando as palavras-chave;
  • Interpretar cada uma dessas palavras para garantir que não haja nenhum equívoco no direcionamento da argumentação;
  • Ler os textos motivadores porque podem ajudar a identificar quais são as palavras mais importantes,
  • E, na dúvida, copiar toda a frase-tema na introdução. É um artifício visto, inclusive, em textos nota 1000, garantindo que nenhum termo essencial seja esquecido.
Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade