Como usar as notas do Enem para entrar na faculdade em 2024
É possível usar as notas do Enem para estudar em faculdades brasileiras e até mesmo para se inscrever em universidades no exterior
Os estudantes podem usar a nota do Enem para entrar em universidade pública, pelo SiSU, ou em faculdades particulares por meio do ProUni e Fies. Também é possível estudar no exterior.
O resultado do Enem 2023 foi divulgado no último dia 16 de janeiro. Com 60 redações nota mil por todo o País — um importante critério de desempate em processos seletivos como o SISU —, o resultado fez com que muitas pessoas se perguntassem como usar a nota do Enem para entrar na faculdade.
Quem faz o Enem tem uma série de possibilidades de ingresso na faculdade. Desde eliminar a necessidade de prestar o vestibular até participar do processo seletivo do SiSU, ProUni e Fies.
Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade em 2024?
Quem fez a edição de 2023 no Enem e quer entrar na faculdade em 2024 tem algumas opções para estudar tanto no Brasil quanto no exterior.
O Governo Federal oferece três opções de processos seletivos: uma para universidades públicas (SiSU) e duas para faculdades particulares (ProUni e Fies). Além disso, é possível utilizar a nota para ingressar em uma faculdade particular sem passar pelo processo de prestar vestibular.
As notas do Enem também podem ser usadas para estudar no exterior, como em Portugal, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá.
Como usar a nota do Enem no SISU?
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do Ministério da Educação (MEC) criado para funcionar como um processo seletivo de estudantes para instituições públicas.
Para participar do SiSU é preciso ter feito a última edição do Enem e não ter zerado a redação.
Em 2024, o SISU terá apenas uma edição, com oferta de 264.360 vagas em 127 instituições de ensino superior pelo Brasil. As inscrições foram em janeiro.
Como usar a nota do Enem no ProUni?
Sigla para Programa Universidade para Todos, o ProUni oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) para alunos de baixa renda em universidades particulares.
A bolsa integral é destinada para candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar mensal per capita de 1,5 a 3 salários mínimos.
Em 2024, as inscrições para o ProUni serão abertas no dia 29 de janeiro, mas já é possível consultar as bolsas que serão oferecidas.
Para se candidatar, o aluno deve ter prestado o Enem em uma das duas últimas edições, ter uma média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e não ter zerado a redação, além de ter o ensino médio completo.
Como usar a nota do Enem no Fies?
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que garante crédito estudantil para os estudantes: o governo paga parte da faculdade — entre 50% e 100% da mensalidade do curso — e, em troca, os estudantes devem quitar o financiamento depois de formados.
As taxas de juros do Fies dependem da renda familiar mensal do estudante, que pode ser de até 3 salários mínimos per capita.
Para se inscrever no Fies, o candidato deve ter participado de qualquer edição do Enem desde 2010, ter uma média mínima de 450 nas cinco áreas do conhecimento e não ter zerado a redação.
Como usar a nota do Enem para ingressar na faculdade?
Muitas universidades, principalmente particulares, utilizam a nota do Enem como processo seletivo ou usam elas para oferecer descontos nas mensalidades para os alunos.
Por exemplo, é possível usar a nota do Enem para entrar na USP.
As regras variam de faculdade para faculdade, assim como prazos e condições, portanto é necessário consultar a universidade escolhida.
Como usar a nota do Enem para estudar no exterior?
É possível utilizar a nota do Enem para ingressar em faculdades fora do país também. Universidades em Portugal, no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Canadá aceitam a nota como parte de seu processo seletivo.
Como usar a nota do Enem para estudar em Portugal?
Devido a um acordo entre Brasil e Portugal, ao menos 50 faculdades portuguesas aceitam o Enem no processo de admissão de alunos brasileiros. Porém, é preciso se atentar ao regulamento das universidades, assim como aos documentos exigidos e ao calendário de inscrições.
Como usar a nota do Enem para estudar no Reino Unido?
Também é possível utilizar a nota do Enem para estudar no Reino Unido. Mas, assim como Portugal, também podem ser exigidos outros documentos para a admissão e matrícula.
As faculdades do Reino Unido que aceitam o Enem como parte do processo seletivo são:
- Universidade de Glasgow;
- Universidade de Birkbeck;
- Universidade de Loughborough;
- Universidade Nottingham Trent.
Como usar a nota do Enem para estudar nos Estados Unidos?
Existem ao menos quatro faculdades que aceitam o Enem como nota para ingresso nas instituições. Porém, assim como no Reino Unido, pode ser necessário apresentar outros documentos e até mesmo testes, como o de proficiência na língua.
As universidades são as seguintes:
- Universidade de Nova York;
- Universidade Drexel;
- Northeastern University;
- Universidade Temple.
Como usar a nota do Enem para estudar no Canadá?
A Universidade de Toronto e a Universidade Metropolitana de Toronto são as faculdades canadenses que aceitam o Enem como parte do processo seletivo de alunos.
Porém, elas também podem exigir outros testes e documentos para a admissão dos alunos em seu quadro.
Agora que você já sabe como usar a nota do Enem para entrar nas universidades pelo Brasil e no exterior, acesse o Terra Educação e descubra quais são as melhores universidades do Brasil e do mundo.