Competências avaliadas na redação do Enem
Saiba mais sobre a prova de redação e o que fazer para ir bem nas competências exigidas pela avaliação
A prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser importante para a nota final. Para isso, os candidatos devem entender as competências do Enem que devem estar presentes na redação, cobrada no primeiro domingo de provas.
Quem realiza o exame deve escrever um texto em prosa sobre um tema indicado no próprio documento em que a redação será redigida. Além disso, o texto deve ser do tipo dissertativo-argumentativo, com a defesa de um ponto de vista e opiniões sobre o tema da redação baseadas em argumentos.
Além disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo Enem, indica em uma cartilha que os candidatos precisam elaborar, na redação, uma “proposta de intervenção social para o problema apresentado”.
Quais são as 5 competências do Enem?
A redação do Enem é analisada com base em 5 competências:
1) Dominar da escrita formal da língua portuguesa
Os candidatos precisam mostrar que dominam a modalidade escrita formal da língua. Assim, são observados o respeito a regras de ortografia como:
- Acentuação;
- Hífen;
- Pontuação;
- Pronomes;
- Letras maiúsculas e minúsculas;
- Separação silábica;
- Regência verbal e nominal;
- Concordância verbal e nominal etc.
2) Compreender o tema, sem fugir do que é proposto
Nessa competência, é preciso demonstrar habilidades de leitura e escrita. O tema deve centralizar a redação, com ideias organizadas, e há delimitação de um assunto mais abrangente.
Aqui, o candidato precisa entender a proposta da redação, aplicar conceitos de diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento do tema e respeitar os limites estruturais de um texto dissertativo-argumentativo.
3) Selecionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
A competência do Enem número 3 exige que o candidato selecione, relacione, organize e interprete informações, fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista. É preciso fazer isso com coerência e justificar a posição assumida sobre o tema da redação.
4) Conhecer mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Aqui, é preciso demonstrar conhecimento de mecanismos linguísticos importantes para construir uma argumentação. É preciso ter uma estruturação lógica e formal na redação, com frases e parágrafos estabelecendo relações entre si para que o texto todo tenha uma sequência coerente e apresente interdependência de ideias.
Recursos como uso de preposições, advérbios, conjunções e locuções adverbiais ajudam a dar mais coesão ao texto. Além disso, cada parágrafo deve ter períodos articulados e que estejam relacionados aos trechos anteriores.
5) Elabora proposta de intervenção que respeita os direitos humanos
Neste ponto, a proposta de intervenção para o tema mencionado na redação deve respeitar os direitos humanos. A iniciativa apresentada deve enfrentar o problema apresentado, mas o candidato também deve mostrar que tem preparo para o exercício da cidadania.
Quanto valem as 5 competências do Enem?
Cada uma das 5 competências da redação do Enem tem 6 níveis de desempenho, classificados entre 0 e 200 pontos. O Inep descreve o que define cada nível, conforme a competência:
1) Domínio da escrita formal da língua portuguesa
- 200 pontos: a pessoa tem excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com raros desvios de gramática ou de convenções de escrita;
- 160 pontos: bom domínio da escrita formal e poucos desvios gramaticais;
- 120 pontos: domínio mediano da escrita formal, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções;
- 80 pontos: domínio insuficiente e muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções de escrita;
- 40 pontos: domínio precário da modalidade escrita, com diversos e frequentes erros gramaticais
- 0 ponto: desconhece a modalidade escrita formal da língua.
2) Compreensão do tema, sem fugir do que é proposto
- 200 pontos: o tema é desenvolvido com argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural, além de excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo;
- 160 pontos: desenvolve o tema com argumentação consistente e tem bom domínio do texto, com uso de estrutura de proposição, argumentação e conclusão;
- 120 pontos: o tema é desenvolvido argumentação visível e o domínio do texto dissertativo-argumentativo é mediano;
- 80 pontos: o tema é desenvolvido por meio de cópias de trechos dos textos apresentados no enunciado da redação ou o domínio do tipo de texto é insuficiente, sem a organização de estrutura em proposição, argumentação e conclusão;
- 40 pontos: o assunto é apresentado com domínio precário e presença de outros tipos de texto;
- 0 ponto: o candidato apresentou fuga ao tema ou não atendeu à estrutura dissertativo-argumentativa.
3) Seleção e organização de informações em defesa do ponto de vista
- 200 pontos: as informações, fatos e opiniões são apresentadas de maneira consistente e organizada em defesa de um ponto de vista, configurando-se autoria;
- 160 pontos: informações, fatos e opiniões apresentados de forma organizada, com indícios de autoria, para a defesa do ponto de vista;
- 120 pontos: informações, fatos e opiniões apresentados são limitados ao que está nos textos dos enunciados e estão pouco organizados no texto;
- 80 pontos: as opiniões e informações apresentadas têm relação com o tema, mas estão desorganizadas no texto e também são limitadas aos argumentos do enunciado da redação;
- 40 pontos: o texto apresenta informações, fatos e opiniões com pouca relação ao tema da redação e não há defesa de ponto de vista;
- 0 ponto: o que é apresentado não tem relação com o tema e não foi feita defesa de ponto de vista.
4) Uso mecanismos linguísticos para construir a argumentação
- 200 pontos: as partes dos textos estão bem articuladas e há repertório diversificado de recursos de coesão;
- 160 pontos: o candidato articula as partes do texto com poucas inadequações e tem repertório diversificado de coesão;
- 120 pontos: a articulação das partes do texto ocorrem de maneira mediana, tem inadequações, e o repertório de recursos coesivos é pouco diversificado;
- 80 pontos: as partes do texto são articuladas de um jeito insuficiente e o texto apresenta inadequações e repertório limitado de coesão;
- 40 pontos: as partes do texto são articuladas de maneira precária;
- 0 ponto: as informações não são articuladas.
5) Elaboração de proposta de intervenção alinhada aos direitos humanos
- 200 pontos: o candidato elabora muito bem a proposta de intervenção, de maneira detalhada, articulada e relacionada ao tema;
- 160 pontos: a proposta é bem elaborada de intervenção, que está articulada à discussão que foi desenvolvida na redação;
- 120 pontos: a proposta de intervenção é elaborada de maneira mediana;
- 80 pontos: a redação elabora, de forma insuficiente, a intervenção sugerida, ou sem articulação com a discussão apresentada no texto;
- 40 pontos: a proposta de intervenção é precária, vaga ou relacionada ao tema, e não à discussão da redação;
- 0 ponto: não foi apresentada proposta de intervenção ou ela não tem relação com o tema da redação.
As redações são avaliadas, de acordo com o Inep, por ao menos dois professores graduados em Letras ou Linguística. A correção é feita de maneira independente, ou seja, um professor não conversa com o outro sobre as notas dadas aos candidatos.
Se as notas dos dois avaliadores forem muito diferentes, a redação será analisada por um terceiro avaliador. Se ainda assim houver discrepância, uma banca de três professores vai avaliar a redação para atribuir uma nota final.
Saiba mais sobre educação e fique por dentro de oportunidades de vestibulares, cursos e muito mais no Terra Educar!