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Enem 2013: veja dicas para fazer uma redação nota 1.000

Estudante da USP que tirou a nota máxima na redação do Enem em 2012 dá dicas para a prova

4 jul 2013 - 07h15
(atualizado às 07h15)
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Texto de aluna da USP recebeu a pontuação máxima no Enem do ano passado
Texto de aluna da USP recebeu a pontuação máxima no Enem do ano passado
Foto: Reprodução

Uma boa redação no vestibular é fundamental para o candidato conquistar uma vaga no ensino superior. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é diferente. Com temas mais sociais e, até mesmo polêmicos, o texto do Enem requer um estudante bem informado. "O candidato precisa estar atento às questões que estão mobilizando a opinião pública e que podem provocar polêmicas no País", indica a professora de redação do curso pré-vestibular Objetivo, Maria Aparecida Custódio.

Por se tratar de uma prova nacional, o Enem procura levantar questões presentes no cotidiano da maioria dos brasileiros e que possam dar margem para discussões. Como exemplo de edições anteriores, em 2011, o tema da redação foi "Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado". No ano passado, o assunto abordado foi "O movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Lais Inoue Kurush, hoje estudante de engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), alcançou 1 mil pontos na redação do Enem de 2012. Mesmo tendo se baseado praticamente no enunciado da prova para desenvolver o texto, a estudante, que teve média geral de 788 pontos, considera essencial estar atento a assuntos pertinentes para se dar bem na redação. "Com foco do texto em atualidades, os candidatos devem ler livros, revistas, jornais, para ter uma noção melhor na hora da prova, Eu, por exemplo, comprava jornais todos domingos para me informar", comenta Lais.

Surpreendida pelo tema, a candidata não esperava ter tirado nota máxima. "Na hora até deu um pouco de desespero, mas depois de parar para pensar e analisar o tema, consegui desenvolver melhor", conta. Passado o nervosismo de ver um tema que não esperava, Lais relembrou das notícias que havia visto e lido para formular a proposta de intervenção, uma exigência da prova, segundo a qual o estudante deve elaborar propostas para resolver um problema. "Sempre via na televisão que muitos haitianos estavam vindo para o Brasil, mas que não tinham condições adequadas para ficar. Por isso, pensei que o certo seria criar medidas para a permanência deles por aqui", afirma.

Para a edição deste ano, a professora Maria Aparecida Custódio faz alguns palpites sobre o tema da redação: "Questões ambientais, como o consumo sustentável, são sempre importantes e sensibilizam os jovens. Os problemas que a mulher enfrenta no mercado de trabalho, também. A violência no trânsito e futebol também são temas possíveis".

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