Enem 2022 tem quase 3,4 milhões de inscritos e só supera edição passada
De acordo com ministro da Educação, 59,7% dos candidatos tiveram direito à isenção da taxa de inscrição
A edição deste ano do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) contou com 3.396.597 inscrições confirmadas, informou nesta sexta-feira (3) o ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, por meio de sua conta no Twitter. As inscrições confirmadas correspondem àquelas que foram pagas até o dia 27 de maio - com exceção dos candidatos isentos da taxa. Com isso, este será o segundo Enem com menor número de inscritos desde 2007, superando apenas a edição de 2021.
A edição com maior número de inscrições, historicamente, foi a de 2014, quando 8,7 milhões de candidatos se inscreveram para o exame e realizaram o pagamento da taxa.
Edição com mais isentos
O ministro da Educação também reforçou que o número de isentos cresceu este ano: ao todo, 2.028.353 inscritos não pagaram a taxa de R$ 85 para realizar a prova, o que corresponde a 59,72% do total. Tinham direito à isenção os candidatos que se encaixassem nos seguintes requisitos:
- Estudantes que estão cursando a última série do ensino médio, em 2022, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e que tenha renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que possua Número de Identificação Social (NIS) único e válido, além de ter renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Cronograma Enem 2022
Inscrições: 10 a 21 de maio
Pedido de atendimento especializado: 10 a 21 de maio
Pedido de tratamento pelo nome social: 23 a 28 de junho
Aplicação das provas: 13 e 20 de novembro