Enem 2024: conheça os 'studygrams', influenciadores que ajudam nos estudos
Esses produtores de conteúdo focado em estudos podem te ajudar nessa reta final do exame
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do exame, mais de 5 milhões de pessoas devem fazer a prova. O número é maior do que o registrado em edições anteriores.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O Enem 2024 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos diferentes. No dia, além da redação, os candidatos serão avaliados em quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
Para fazer uma boa pontuação entre as 180 questões, é preciso algum preparo. Muitos começam meses ou até mesmo um ano antes da prova. Nas redes sociais, como Instagram, TikTok e Twitter, influenciadores fazem sucesso ao ajudar estudantes com dicas e aulas rápidas de matérias importantes. Pelo serviço prestado, eles ganharam a alcunha de 'studygrams', influenciadores focados em ajudar nos estudos.
Confira alguns perfis que podem te ajudar!
- Débora Aladim (@dedaaladim)
A 'studygrammer' é formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e costuma compartilhar videoaulas para ajudar estudantes que querem prestar Enem e vestibular. Em suas redes há conteúdo voltado para redação e dicas de estudo. Só no YouTube ela tem 3,8 milhões de inscritos. No Instagram, ela cultiva uma comunidade de 1,4 milhão de seguidores.
- Paulo Jubilut (@paulojubilut)
Professor de biologia por formação, ele costuma produzir conteúdos sobre assuntos variados, mas de relevância para quem pretende prestar vestibular ou Enem. No Instagram, ele também costuma responder dúvidas de candidatos sobre métodos de estudos, técnicas de redação e como lidar com o medo de fracassar. Assim como Débora Aladim, ele também disponibiliza curso próprio e pago aos interessados.
- Professora Pamba (@pambrandaoo)
"Eu te ensino e te aprovo em tempo recorde!". É com esse jargão que a studygrammer abre sua biografia em uma de suas redes sociais. Focada no ensino da língua portuguesa, ela tira dúvidas frequentes que estudantes têm com relação à língua, sempre com leveza e humor.
"Aprender não precisa ser chato e eu aprendi isso ensinando", escreveu ela, em outro trecho de sua apresentação. No YouTube, ela tem mais de 2,5 milhões de inscritos. No Instagram, são mais de 342 mil seguidores.
- Melc (@meldicina)
Por último, mas nunca menos importante, temos Melc. Ela não é uma profissional formada, pelo contrário. Assim como outros estudantes, ela está em busca de uma vaga para cursar medicina. "Estudando para entrar em pública porque não sou rica", define-se ela em sua biografia do Twitter.
No perfil, ela costuma compartilhar conteúdos relevantes para estudantes que têm o mesmo objetivo, como apostilas, cronogramas de estudos e provas de vestibulares anteriores. Além disso, quem acompanha o perfil no Twitter acaba recebendo um relato real de uma estudante que enfrenta dias bons e dias ruins na busca por uma vaga no ensino público superior.