Enem 2024: o que você precisa saber sobre o pedido de isenção da taxa de inscrição
A justificativa de ausência na edição de 2023 segue o mesmo cronograma; confira
Período para pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 vai de 15 a 26 de abril. Quem tem direito: pessoas matriculadas na 3ª série do ensino médio; quem fez todo ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e membros de famílias de baixa renda.
Atenção, estudantes e pessoas interessadas em cursar o ensino superior no ano que vem! Começa nesta segunda-feira, 15, o período para pedido de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O prazo para preencher o requerimento termina no dia 26 de abril, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Confira abaixo as principais informações sobre a isenção da taxa de inscrição do Enem 2024!
Quem tem direito a isenção no Enem?
Para solicitar a isenção é preciso cumprir um dos seguintes requisitos:
- Estar matriculado na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2024) em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; ou
- Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; ou
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, com registro no CadÚnico.
Como pedir a isenção?
O pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2024 deve ser feito na Página do Participante, do Inep, com o login cadastrado na plataforma Gov.br.
Como saber se a isenção foi aprovada?
Segundo o edital, o resultado da solicitação da isenção está previsto para ser divulgado no dia 13 de maio. Caso o seu pedido não seja aprovado, é possível entrar com um recurso. O prazo começa no mesmo dia 13 e seguirá até 17 de maio.
Tive isenção em 2023, mas faltei. Posso pedir de novo?
Os mesmos prazos estabelecidos para o pedido de isenção de taxa valerão também para quem quer jusitificar a ausência no Enem 2023. Isso é necessário para conseguir prestar o exame neste ano com direito à isenção.
Mas fique atento: segundo o edital, ter a justificativa aprovada não garante a inscrição no Enem. Os interessados em realizar o Enem 2024, isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante.
Confira abaixo um resumo do cronograma para pedido de isenção e justificativa de falta:
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: de 15 a 26 de abril
- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio
- Período de recursos: de 13 a 17 de maio
- Resultado dos recursos: 24 de maio