Enem 2024: quem pode justificar ausência e quais motivos são aceitos
Pode fazer justificativa de ausência no Enem 2024 quem ganhou isenção no Enem 2023, mas não fez provas. Entre motivos aceitos, estão assalto ou morte na família
Podem fazer justificativa de ausência no Enem 2024 estudantes que ganharam isenção de taxa de inscrição na edição passada do exame (Enem 2023), mas que, por algum motivo, não compareceram às provas.
O prazo para realizar a justificativa segue aberto até o dia 26 de abril. Conforme as regras do Enem 2024, quem fizer a justificativa deve apresentar algum documento que comprove por que não fez as provas.
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período para fazer a justificativa na última segunda-feira (15). Esse é o mesmo prazo para pedir a isenção de taxa de inscrição do Enem 2024.
Motivos aceitos para justificar ausência do Enem 2024
Para justificar ausência no Enem 2023, o estudante precisa ter ganhado a isenção de taxa do Enem 2023, mas não ter comparecido às provas. Veja abaixo motivos aceitos aceitos pelo Inep:
-
Assalto ou furto;
-
Acidente de trânsito;
-
Casamento ou União Estável;
-
Morte na família;
-
Maternidade ou paternidade;
-
Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
-
Privação de liberdade;
-
Internação ou repouso médico ou odontológico;
-
Trabalho ou deslocamento a trabalho;
-
Intercâmbio acadêmico;
-
Atividade curricular.
Resultado da justificativa de ausência do Enem 2024
A previsão é que o resultado das solicitações de isenção saia no dia 13 de maio. Recursos serão recebidos desse dia até 17 de maio. Já o resultado final sairá no dia 24 de maio.
Isenção de taxa do Enem 2024
Podem pedir isenção de taxa de inscrição do Enem 2024 estudantes que comprovem ser da rede pública ou bolsistas da particular e que tenham renda de até um salário mínimo e meio ou sejam candidatos inscritos no CadÚnico.
Confira abaixo mais detalhes sobre quem pode pedir isenção de taxa inscriçao do Enem 2024:
-
Estudantes que estão cursando o último ano do ensino médio em escolas da rede pública;
-
Candidatos que estudaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
-
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.
Vale lembrar que todos os estudantes precisam apresentar documentos que comprovem sua condição.
A previsão é que o resultado das solicitações de isenção saia no dia 13 de maio. Recursos serão recebidos desse dia até 17 de maio. Já o resultado final sairá no dia 24 de maio.
Enem 2024
O Inep ainda não informou as datas das provas do Enem 2024. Normalmente, o exame é realizado em novembro. As provas do Enem 2023, por exemplo, foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.
Caso não haja mudanças, o Enem 2024 deve ser realizado em dois domingos consecutivos, com provas de redação e Linguagens e Códigos e Ciências Humanas no primeiro dia e provas de Matemática e Ciências da Natureza no segundo dia.
Estude para o Enem 2024 no Brasil Escola
O Brasil Escola pode ajudar você, estudante, a se preparar para as provas do Enem. Veja abaixo formas de estudar para o Enem 2024:
-
Avalie seu conhecimento fazendo exercícios e simulados para o Enem;
-
Assista às videoaulas voltadas para o Enem no Youtube do Brasil Escola ;
Para mais informações, acesse o edital de isenção, a página do participante do Enem ou entre em contato com o Inep por meio do telefone 0800-616161.