Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enem: nota dos estudantes melhorou em relação ao ano anterior?

Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 13, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); nota média da redação subiu 15 pontos, maior aumento registrado entre as áreas de avaliação

13 jan 2025 - 12h03
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

A média dos estudantes brasileiros caiu em três das quatro áreas de avaliação das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. No caso da avaliação de Redação, a nota média dos candidatos subiu 15 pontos, o maior aumento registrado entre as áreas.

Em Linguagens, a nota subiu 12 pontos. Considerando a média geral dos estudantes, houve aumento de três pontos na proficiência, passando de 543 para 546. O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira, 13, as notas da edição de 2024 do exame, principal mecanismo de ingresso no ensino superior do País.

  • Em 2023, a média dos estudantes em Matemática foi 535 pontos; já na edição mais recente a proficiência caiu para 529 pontos.
  • Na área de Ciências da Natureza, os estudantes conseguiram média 497 em 2023 e 495 na edição mais recente.
  • Já em Ciências Humanas, a média variou de 522 pontos para 517.
  • Na prova de Linguagens, a nota média passou de 516 para 528.
  • Em Redação, a nota média passou de 645 para 660.

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a redução da nota em três áreas ainda precisa ser alvo de análise por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas ele disse considerar o resultado geral positivo. "Quando a gente tem ampliação do número de alunos, a perspectiva é de que a média (geral) até diminua", disse.

Na última edição do Enem, 2,9 milhões de pessoas compareceram ao exame. Segundo o MEC, houve um aumento de cerca de 900 mil participantes na prova em comparação com a edição de 2023. A taxa de abstenção na prova caiu de 28,1% em 2023 para 26,5% no ano passado. Desde a transição de governo, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou como meta a ampliação no comparecimento do Enem.

De acordo com o ministro, a alta na participação ocorre, sobretudo, por conta do programa Pé-de-meia, que concede bolsa para estudantes de baixa renda do ensino médio. A política paga ainda um bônus de R$ 200 para estudantes que comparecerem nos dois dias de prova.

  • Considerando a nota de corte de 20% dos cursos do Sisu de 2023 (569,62 pontos), mais de um milhão de participantes (33,1% do total) devem ficar acima do ponto de corte para 842 cursos do ensino superior público em 2024.
Provas do Enem aconteceram em outubro de 2024 e são porta de entrada para universidades públicas em todo o Brasil.
Provas do Enem aconteceram em outubro de 2024 e são porta de entrada para universidades públicas em todo o Brasil.
Foto: Pedro Kirilos/Estadão / Estadão

A nota do Enem é utilizada para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), principal porta de entrada no ensino superior brasileiro. As inscrições no Sisu estarão abertas entre 17 e 21 de janeiro, por meio do portal na internet. No dia 26 de janeiro haverá a primeira chamada para os estudantes selecionados. Além do Sisu, a nota do Enem utilizada para ingresso no Programa Universidade Para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Considerando a pontuação usada como um dos critérios para ter acesso ao Fies, 450 pontos, 12,7% dos candidatos registraram média abaixo do necessário e não conseguiram ingressar no programa. Além da nota da prova objetiva, o Fies requer nota maior ou igual a 400 na redação. O MEC não divulgou, no entanto, as notas detalhadas da prova de redação, apenas as maiores médias.

Para ingressar no Fies, os estudantes poderão se inscrever entre 4 e 7 de fevereiro. Os resultados da seleção estarão disponíveis no dia 18 de fevereiro.

"A gente tem procurado acelerar o processo de chamamento para garantir o ingresso desses jovens nos cursos de ensino superior", afirmou o ministro.

Já as inscrições no ProUni devem ser abertas entre 24 e 28 de janeiro, a data será oficializada com a publicação do edital. A primeira chamada do programa será em 26 de fevereiro. Em 2025, o ProUni completa 20 anos.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade