Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enem tem mais uma questão considerada 'similar' e causa divergência entre professores

O gabarito oficial do exame estará disponível a partir de terça-feira, 14, às 19h

13 nov 2023 - 19h47
(atualizado em 14/11/2023 às 19h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Mais uma pergunta do segundo dia de aplicação do Enem 2023 foi alvo de questionamentos por parte de professores. Com essa, três questões foram alvo de indagações, mas apenas uma delas foi anulada por não ser inédita.

A pergunta se refere à relação entre as ondas emitidas pelos aparelhos celulares e às recebidas pelo rádio dos aviões. Houve uma questão similar no Enem de 2013.

Para o professor Renato Casemiro, coordenador de Física do Colégio Rio Branco, as questões "abordam o mesmo assunto dentro do mesmo contexto". "Acredito que poderá ser anulada sim", afirmou.

A percepção, porém, não é unânime. O professor Idelfranio Moreira, Gerente de Ensino e Inovação do SAS Educação, considerou que as questões são parecidas, mas não são a mesma.

Montagem: à esquerda, imagem da questão do Enem 2023; à direita, questão do Enem 2013
Montagem: à esquerda, imagem da questão do Enem 2023; à direita, questão do Enem 2013
Foto: Reprodução

"Ela usa a mesma situação problema porque pede para você explicar a mesma coisa, a ocorrência de interferência, mas a construção da questão é diferente. A construção do comando é diferente, porque ele fala para identificar a propriedade de ondas. E, óbvio, a resposta vai ser a mesma porque a gente está falando da mesma situação problema", diz. Moreira defende que não é possível "cobrar um tipo de situação problema uma única vez no Enem".

Procurado, o Inep afirmou que houve, até o momento, apenas a identificação de uma questão repetida.

"O gabarito oficial e os Cadernos de Questões serão disponibilizados no portal do Inep às 19h (horário de Brasília) nesta terça-feira, 14. Nele constará a informação da questão anulada", diz o órgão, em nota.

O ministro da Educação, Camilo Santana, já adiantou, em entrevista coletiva à imprensa, que se trata da pergunta sobre H1N1. Ela já havia sido usada em 2010 no Enem PPL - edição do exame voltado para pessoas privadas de liberdade.

Entenda como funciona o cálculo da nota do Enem:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade