Forças Armadas fazem megaoperação pela segurança do Enem
Militares ficaram responsáveis por segurança, transporte e armazenamento das provas, que serão aplicadas em todo o País neste fim de semana
25 out
2013
- 12h05
(atualizado às 13h04)
O Ministério da Defesa montou uma operação especial esta semana para garantir o apoio logístico na realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste sábado e domingo em todo o País. Por solicitação do Ministério da Educação, agentes das Forças Armadas ficaram responsáveis pelo transporte, armazenamento e guarda de todas as provas. Os militares também farão a segurança dos técnicos envolvidos na aplicação do exame.
Guia do Enem: saiba tudo sobre o exame nacional
Na quarta-feira, a Marinha e a Força Aérea Brasileira (FAB) deram início ao transporte das provas para os locais do exame em 55 localidades de difícil acesso na região Norte. Segundo o Ministério da Defesa, o Exército presta segurança ao material guardado em 67 organizações militares da Força Terrestre. Uma unidade da Marinha também servirá de espaço físico para armazenamento das provas.
Na próxima segunda-feira, a Marinha e a FAB levarão de volta o material e os cartões respondidos pelos candidatos durante o fim de semana nas cidades de acesso remoto. A desmobilização das Forças Armadas na megaoperação do Enem está prevista para a próxima quinta-feira.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas oito das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova como sistema de ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.
Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Pruni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.
No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.
O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.
Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (nada de dentro da sala, claro!).
<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" data-cke-332-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a><a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-611-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>
<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>