Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Golpe de inscrição no Enem 2024: estudantes caem em site falso e ficam fora da prova

Site fraudulento foi derrubado, no entanto, estudantes ainda estão descobrindo que não tiveram as inscrições homologadas

31 out 2024 - 17h44
(atualizado às 19h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Enem 2024 será no dia 3 e 10 de novembro
Enem 2024 será no dia 3 e 10 de novembro
Foto: Diário do Rio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será aplicado nos próximos domingos (3 e 10 de novembro), com mais de 4,3 mil inscritos. Contudo, uma parcela que achou que participaria a prova, ficará de fora, vítima do golpe de inscrição

No site Reclame Aqui, há uma série de registros de pessoas que tentaram se inscrever, realizaram o pagamento da taxa e, depois, descobriram terem entrado em uma página falsa. 

É o caso de Dalvina Manzoni, que tentou se inscrever no dia 14 de junho. Ela descreveu que entrou no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e foi redirecionada para outra página. 

Ao realizar a "inscrição", fez o pagamento da taxa via Pix para uma empresa denomiada Mangofy Tecnologia Ltda. "Porém, ao entrar na página do participante, fui informada a ausência do meu nome nos inscritos para a prova, ou seja, não encontraram o meu nome na inscrição para o Enem, e ainda fui cobrada no valor de R$ 85", relatou.

Em outro relato, uma mãe compartilhou um cenário semelhante e criticou o Inep. "Como uma falha desta ou falta de segurança do serviço pode ocorrer dentro de um site, em que vários alunos buscam o sonho de realizar o exame e de ter uma oportunidade?", questionou.

Segundo a postagem, a mulher afirmou que a instituição respondeu que não se responsabiliza pelo ocorrido.

Um site fraudulento (inscricao-2024.com) foi denunciado e derrubado. O endereço aparecia no Google quando um estudante pesquisava pelo site oficial. 

Por meio das redes sociais, o Inep, responsável pelo Enem, reforçou que a inscrição deveria ser feita somente pelo endereço eletrônico (enem.inep.gov.br/participante). 

“Após a realização da inscrição, o sistema gerará um boleto do Banco do Brasil para o pagamento da taxa. Esse boleto só é disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame por meio do login único do Gov.br.”, ressaltou.

Além do endereço, outro indicativo de que o meio é o correto é a possibilidade de pagamento via cartão de crédito e débito, assim como boleto e Pix.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade