Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Inep analisa definição dos locais de prova do Enem após reclamações

Candidatos afirmam ter sido alocados a mais de 30km de distância de seus endereços, distância máxima prevista pelo Inep. Prova acontece em menos de 15 dias

26 out 2023 - 09h46
(atualizado às 14h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: NurPhoto/Getty Images / Guia do Estudante

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) afirmou, na noite de quarta-feira, 25, que está analisando a definição dos locais de prova para o Enem 2023 após queixas dos candidatos.

Nas redes sociais, diversos estudantes relatam terem sido alocados para fazer a prova em regiões muito distantes, a mais de 30 km de seus endereços - distância máxima estipulada pelo Inep. O primeiro dia de aplicação do Enem está marcado para 5 de novembro.

O Guia do Estudante conversou com candidatos que seriam prejudicados pela distância do local de aplicação. Aionara Oliveira Silva vive em Inhoaíba, bairro na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e faria as provas do Enem em Taquara. A distância é pouco maior que o limite de 30km estabelecidos pelo MEC. Segundo ela, há pelo menos cinco escolas mais próximas de sua casa que também aplicam o exame.

A candidata Talita Bersan Nunes também vive no estado do Rio de Janeiro e ainda não sabe como chegará ao seu local de prova nos dias do Enem. Isso porque a cidade onde mora, Barcelos (RJ), não aplica o exame, e por isso ela e os colegas de sua escola escolheram, durante a inscrição, fazer as provas na cidade vizinha. Os amigos de Talita caíram em escolas mais próximas da divisa com seu município, e serão levados até lá por um ônibus escolar gratuito. Já ela foi alocada para uma escola no outro extremo da cidade vizinha.

Outros casos foram noticiados desde a última terça-feira (24), quando foram divulgados os locais de prova. A mãe de uma candidata falou à TV Globo que sua filha, que vive na Tijuca, deve fazer a prova em Santo Antônio de Pádua, a mais de 200 km de casa. "Liguei para o Ministério da Educação, também abriam o protocolo, só que a prova é daqui a 15 dias. E eu não tenho condição alguma de ir a Santo Antônio de Pádua levá-la para fazer a prova", relatou.

Segundo o Inep, a definição dos locais de prova foi feita pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), instituição que ganhou o processo licitatório para aplicar o Enem em 2023. O instituto afirmou que "adotará as medidas necessárias para que todos os participantes inscritos façam as provas desta edição de acordo com as previsões estabelecidas nos normativos que regulam a aplicação do exame".

Guia do Estudante
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade