Lula pede que jovens se inscrevam no Enem para reverter queda recente
Exame passa por forte queda no número de inscritos desde 2018. Presidente também criticou as últimas edições. Este ano, as inscrições vão até 16 de junho
Na estreia de sua nova live, nesta terça-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um apelo aos jovens e pediu que eles se inscrevessem nesta edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). "É importante que todo mundo que queira fazer universidade se inscreva no Enem até o dia 16 de junho", disse, "para que você possa fazer uma universidade e virar doutor".
+ Saiba como se inscrever no Enem, passo a passo
O presidente já havia alertado sobre o prazo das inscrições na quarta-feira (7), quando esteve em Paulista (PE) para a inauguração de um campus do IFPE (Instituto Federal de Pernambuco). Na ocasião, ele apontou que os estudantes foram desmotivados a fazer o exame nos últimos anos, o que reforçou na live desta terça. "O Enem estava um pouco desmoralizado, e nós precisamos recuperar a força do Enem porque ele foi a coisa mais extraordinária".
Lula também chamou atenção para a queda no número de inscritos nas últimas edições. O Enem 2022 teve o segundo menor número de inscrições da história do exame, ficando atrás apenas da edição de 2021, quando 3.109.800 de estudantes se inscreveram. Em 2014, ano de maior adesão, o Enem recebeu 8.722.283 inscrições.
+ Como saber se a inscrição no Enem foi confirmada?
Além disso, a prova, que é a maior porta de entrada para as universidades brasileiras, também esteve no centro de inúmeras polêmicas nos últimos anos. Em 2021, dezenas de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) deixaram seus cargos depois que o então presidente Jair Bolsonaro tentou intervir na elaboração do exame para evitar temas sensíveis ao governo.
Já no ano passado, servidores do instituto denunciaram que o Banco Nacional de Itens, que armazena as questões que compõem a prova, estava esvaziado e a diretoria responsável pelo exame cogitava repetir perguntas de anos anteriores - o que não ocorreu na prática.
Calendário Enem 2023
Prazo para inscrições: 5 a 16 de junho;
Prazo para pagamento da taxa de inscrição: 5 a 21 de junho
Prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social: 5 a 16 de junho;
Resultado do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 de junho;
Prazo para recurso do pedido de tratamento especializado e pelo nome social: 26 a 30 de junho;
Resultado do recurso dos pedidos de tratamento especializado e pelo nome social: 5 de julho;
Aplicação do exame: 5 e 12 de novembro;
Divulgação do gabarito: 24 de novembro;
Divulgação dos resultados: 16 de janeiro de 2024.