Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior edição do Enem começa hoje para 7,1 milhões de candidatos

O Enem 2013 começa neste sábado, a partir das 13h, com 45 questões de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza

26 out 2013 - 06h00
(atualizado às 06h00)
Compartilhar
Exibir comentários
As provas do Enem serão aplicadas neste sábado e domingo em todo o País
As provas do Enem serão aplicadas neste sábado e domingo em todo o País
Foto: Agência Brasil

Mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão aplicadas neste sábado e domingo a partir das 13h (horário de Brasília) em todo o País. Esta é a maior edição da avaliação desde a sua criação, há 15 anos. No ano passado foram pouco mais de 5,7 milhões de inscritos.

Guia do Enem: saiba tudo sobre o exame nacional

Criado pelo governo federal em 1998 para avaliar o ensino médio brasileiro, o Enem tornou-se  atualmente a principal porta de entrada no ensino superior. Por meio dele, os estudantes podem concorrer a vagas em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conseguir bolsas em universidades privadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) e ainda financiar o curso superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A nota no Enem ainda garante o certificado de conclusão do ensino médio para quem tem mais de 18 anos e é pré-requisito para bolsas de intercâmbio no exterior, por meio do programa Ciência sem Fronteiras.

Com tantas finalidades, a prova assumiu um papel decisivo na vida de milhares de estudantes. Para que ninguém enfrente problemas nos dois dias de exame, o Ministério da Educação (MEC) aconselha que os candidatos cheguem aos locais de prova com, no mínimo, uma hora de atencedência. Os portões estarão abertos a partir das 12h (de Brasília) e serão fechados pontualmente às 13h. Participantes guardadores de sábado serão acomodados em salas e deverão esperar até as 19h (de Brasília) para iniciarem as provas no primeiro dia.

Veja os horários das provas em cada Estado

Horário de Brasília

Início às 13h

Menos 1 hora de Brasília

Início às 12h

Menos 2 horas de Brasília

Início às 11h

Rio Grande do Sul Alagoas Acre
Santa Catarina Amapá Amazonas
Paraná Ceará Roraima
Minas Gerais Maranhão Rondônia
Espírito Santo  Mato Grosso do Sul  
Rio de Janeiro Mato Grosso  
São Paulo Tocantins  
Distrito Federal Pernambuco  
Goiás Pará  
  Piauí  
  Rio Grande do Norte  
  Sergipe  
  Paraíba  
  Bahia  

Por causa do horário de verão, que começou no último dia 20 nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Brasil passou a ter três fusos horários e os candidatos das demais localidades precisam ficar atentos às alterações. Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima terão a abertura dos portões às 10h e o fechamento às 11h pelo horário local. Em outros 14 Estados, os portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, no horário local. Oito Estados seguem o horário oficial de Brasília.

As provas

Assim como nos últimos anos, serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. No primeiro dia, sábado, serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de quatro horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de cinco horas e 30 minutos.

Dia 26 de outubro - tempo de prova: 4h30
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
A prova propõe 45 questões objetivas relacionadas às disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Temas como diversidade cultural, conflitos, vida em sociedade, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado estão na base das perguntas. A dica de estudar temas da atualidade vale para todo o Enem, mas é nessa prova que as questões ligadas ao dia a dia mais aparecem, diluídas nas 45 questões que englobam as disciplinas Química, Física e Biologia.
Dia 27 de outubro - tempo de prova: 5h30
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Com 45 questões objetivas, a prova traz conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, e Tecnologias da Informação e Comunicação. A prova costuma ser mais fácil do que a de vestibulares. Questões que envolvem regra de três, porcentagem, análise de gráficos, cálculo de área e de volume e probabilidade são as que mais aparecem no exame e são facilmente relacionadas a situações do cotidiano.

Documentos para fazer a prova

É obrigatória a apresentação de documento com foto no dia da prova. Os candidatos devem observar a data de validade, que não pode estar vencida. Serão aceitos os seguintes documentos: cédula de identidade (RG); identidade para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por Lei tenham validade como documento de identidade; carteira de trabalho; certificado de reservista; passaporte e a carteira nacional de habilitação com fotografia.

Se o documento estiver vencido ou não for possível a identificação através da foto, o participante poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e assinatura em formulário próprio. No caso de roubo, extravio ou perda, deverá ser apresentado o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial e emitido há, no máximo, 90 dias da data de realização das provas e seja feita a identificação especial, com a coleta de dados e assinatura em formulário próprio.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o dia 30 de outubro. Os participantes poderão acessar os resultados individuais da edição do Enem 2013, em data a ser posteriormente divulgada, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

O que não pode levar

Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, como calculadora, celular, tablet, ipod e relógios. Se o candidato levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado.

Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras. Armas de fogo também estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.

O que pode eliminar o candidato

O edital do Enem lista as proibições que, caso sejam desobedecidas, estão sob pena de eliminação. Fique por dentro de todas as regras para não correr o risco de ter a sua prova anulada:

Foto: Arte Terra

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chega a sua 15ª edição em 2013 tendo se consolidado como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas oito das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Neste ano, foram mais de 7 milhões de inscritos que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As provas ocorrem sábado e domingo e, nos dois dias, o Terra, em parceria com o Cursinho da Poli, vai corrigir as questões do exame.

No primeiro dia, a partir das 13h (horário de Brasília – consulte aqui o horário do Enem em seu Estado), serão aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos têm 4h30 para resolver as questões. Já no segundo dia, novamente a partir das 13h (de Brasília), serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação. Neste dia, em virtude do texto que precisa ser feito, há uma hora a mais no tempo total de resolução do teste.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do Exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir no Terra o gabarito comentado pelos professores do Cursinho da Poli.

Vai participar do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos (mas nada de dentro da sala, claro!).

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-139-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade