Primeiros estudantes concluem o Enem e são liberados das provas neste domingo: 'Difícil'
Às 15h30, foi liberada a saída para os estudantes; para levar o caderno de provas para casa é preciso permanecer na sala até 18h30
Os portões dos locais de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram reabertos às 15h30 deste domingo, 3, para a saída dos estudantes. Para levar o caderno de questões para casa, é preciso permanecer na sala até 18h30.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
André de Santana, de 15 anos, foi o primeiro a sair na unidade da Universidade Paulista (Unip), em Água Branca, São Paulo. Para ele, a prova estava difícil.
Ele tem 15 anos e explicou à imprensa que essa foi a primeira vez que ele participou do Enem como treineiro. “Achei bem difícil, principalmente por alguns assuntos que eu não estudei”, disse.
Neste domingo foram aplicadas as provas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação -- que incluiu Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação. Cerca de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram no exame.
O jovem acredita ter ido bem em inglês, mas imagina não ter se garantido em língua portuguesa. O intuito dele ter feito a prova foi, principalmente, para treinar a redação.
Sobre o tema deste ano, que foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, ele avalia ter conseguido desenvolver bem texto, citando referências de livros e assuntos da mídia.
“Foi um tema bem atual. Porém, um tema meio complicado”, disse.
"Complexo"
Na mesma universidade, o Terra também conversou com Isabella, de 22 anos, que saiu da prova por volta de 16 horas. Ela chegou no local uma hora antes da abertura dos portões e, no momento, tinha comentado que "melhor chegar muito antes do que se atrasar". É a primeira vez que ela participa do Enem.
Em nova conversa com a reportagem, agora após a prova, ela disse que achou a prova "bem complexa" e que sentiu dificuldades com as questões por ter terminado o ensino médio em 2020: "Fugiu totalmente do contexto que eu aprendi na minha época", disse, com relação à forma como os conteúdos foram abordados.
Sobre a redação, ela disse que esperava outro tema. Mesmo assim, considerou um assunto fácil para escrever sobre. "Pra gente que mora na periferia, a gente vê todos os dias, a gente vivencia isso. Então, achei bem um tema fácil pra quem já vivencia isso. A não ser pras outras pessoas", acredita.
“Semana que vem a prova fica mais complicada”
Maria Luiza Lino Poços, de 17 anos, está no terceiro ano do Ensino Médio e fez o Enem com o objetivo de conseguir uma vaga em Medicina. Ela terminou a prova por volta de 18h30, pouco antes de abrirem os portões para que os estudantes saíssem com os cadernos de questões.
Para ela, a prova de hoje foi tranquila. O que achou mais difícil foi Filosofia. “Semana que vem a prova fica mais complicada”, disse, em referência ao próximo dia de aplicação de provas do Enem, com foco em ciências exatas e biológicas.
Sobre a redação, por mais que tenha achado o tema fácil, não foi simples desenrolar o texto. “Eu achei o tema fácil, só que eu não tinha muito conhecimento na área… Mas eu acho que eu consegui”, disse.
“Me favoreceu”
David Cunha, de 18 anos, fez o Enem pela segunda vez. Ao Terra, ele contou que já está no mercado de trabalho, como analista de planejamento financeiro. Por isso, busca por uma faculdade “bem top”, já que sua rotina é muito corrida. Ele fez o Exame mais para treinar, por mais que não tenha se inscrito como treineiro. Seu objetivo é passar no vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), mas também prestará o de outras faculdades.
“O tema da redação me favoreceu muito”, disse. Na estrutura do texto ele contou ter usado frases de Viola Davis, por exemplo, como a que ela diz ser uma atriz com vários Oscars, vários prêmios, mas que, mesmo assim, não recebe o mesmo que “uma moça que acabou de chegar de Rio de Janeiro hoje, uma moça branca, no caso”, complementou David.
Já sobre as questões, as considerou no “padrão Enem”, nem tão fáceis, mas nem tão difíceis. Ele está confiante.