Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Professores elogiam tema da redação: 'foi mais fácil que em 2012'

Redação do Enem 2013 abordou os efeitos da Lei Seca, que prevê punições para motoristas que foram pegos dirigindo alcoolizados

27 out 2013 - 16h53
(atualizado às 16h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O tema da redação do Exame Nacional deste ano – "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil" – foi considerado atual e "bem escolhido" por professores de cursinhos consultados pelo Terra na tarde deste domingo. Segundo Vandemberg Saraiva, do Sistema Ari de Sá, o assunto proposto foi bem mais acessível aos candidatos que o tema de 2012 – que tratava movimento imigratório para o Brasil no século 20.

Veja os temas de redação cobrados em anos anteriores do Enem

"Em alguns Estados, como no Acre, a imigração é mais forte, as pessoas vivenciam isso com mais frequência, mas é um assunto distante da realidade da maioria dos brasileiros. Os candidatos ficaram em dúvida, não sabiam como abordar a questão", disse o professor de redação, ao lembrar que a proposra ligada ao trânsito faz parte do cotidiano de todos os estudantes que prestam o Enem. "Achei o tema pertinente, relacionado à cidadania e que não representa nenhuma surpresa", comentou.

A professora de redação do Cursinho da Poli, Caroline de Souza Andrade, afirmou que os textos motivadores – que servem de subsídio para os estudantes construírem os argumentos – foram claros ao apresentar a defesa da Lei Seca e ao cobrar que os estudantes relacionassem os efeitos do álcool na direção. "O tema trouxe muita informação, mostrou objetivamente como construir uma argumentação consistente. O candidato teve muito mais facilidade para conseguir discutir o assunto, até porque os efeitos da Lei Seca são perceptíveis em todos os cantos, seja a pessoa pedestre ou motorista", analisou.

Ela ainda lembrou que a Lei Seca é uma legislação nacional, que vale para todo o País, o que garante condições iguais a todos os estudantes. No entanto, Caroline lembrou que além das vivências diárias, o candidato que conhece as regras da lei terá melhores condições de se sair bem.

Para o professor Lúcio Manga, que dá aula de redação no Centro Educacional Charles Darwin e no Centro Educacional Leonardo da Vinci de Vitória (ES), o tema é atual e teve destaque na mídia ao longo do ano. "O aluno que acompanhou os noticiários não terá problemas", disse o professor. Ele lembrou que  uma das críticas ao tema do ano passado foi justamente o fato de não ter ficado em evidência nos meios de comunicação.

A Lei Seca

A nova Lei Seca, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no final do ano passado, prevê punições mais rígidas para motoristas que forem pegos dirigindo alcoolizados. Além de ter o direito de dirigir suspenso por um ano, os motoristas flagrados terão de pagar multa de R$ 1.915,30. 

Pelas regras do Enem, os candidatos têm de desenvolver um texto dissertativo-argumentativo, ou seja, opinar sobre o assunto e propor uma solução. "O estudante pode abordar questões como problemas na fiscalização dos motoristas e a educação no trânsito", sugeriu o professor Lúcio Manga. Eles devem apresentar uma tese no primeiro parágrafo, "têm que defender um ponto de vista e ilustrar ao longo da redação por que isso acontece e quais as consequências disso na sociedade", explicou Manga.

Para ele, saber muitos dados de memória, como o número de carteiras apreendidas com base na lei, não vai definir a nota do candidato. "É importante prestar atenção na coletânea da prova: os textos do exame vão indicar o caminho que se deve percorrer. É preciso ler os textos e usá-los como base, sem copiá-los". Citar exemplos de casos ou de situações que ilustrem o texto também é positivo. "Valoriza o texto argumentativo."

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado há 15 anos e se consolidou como um dos índices de avaliação da educação brasileira e também como principal meio de acesso às universidades públicas do Brasil. Atualmente, apenas duas das 10 principais instituições federais ainda não adotaram a prova para ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – situação que, seguindo a tendência atual, deve atingir 100% de adesão nos próximos anos.

Em 2013, foram mais de 7 milhões de inscritos, que podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas por meio do Sisu, do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas ocorreram neste fim de semana, sábado e domingo. No primeiro dia, foram aplicados os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os candidatos tiveram quatro horas e trinta minutos para resolver as questões. Já no segundo dia foram resolvidas as questões de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasMatemática e suas Tecnologias e Redação. No domingo, em virtude da Redação, os candidatos tiveram uma hora a mais para terminar o exame.

O gabarito oficial do Enem 2013 será divulgado na página do Inep, órgão responsável pela realização do exame, até o dia 30 de outubro. Até lá, você pode conferir abaixo a correção comentada pelos professores do Cursinho da Poli, ou neste link o gabarito extraoficial de todas as provas sugerido pelos professores do Sistema Ari de Sá, que também comentam as provas em vídeo.

Participou do Enem? Envie para nós seus comentários, fotos e vídeos.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm" data-cke-822-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/ranking-enem/iframe.htm">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/" href="http://www.terra.com.br/noticias/educacao/infograficos/polemicas-do-enem/">Enem 15 anos: confira as polêmicas</a>
Fonte: Com informações da Agência Brasil
Fonte: Terra
Compartilhar
Seu Terra