Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Questão de Física do Enem tem requisitos para ser anulada, dizem especialistas

Exame Nacional do Ensino Médio teve segundo dia de provas neste domingo, 10, com questões de Matemática e Ciências da Natureza

10 nov 2024 - 20h13
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo dia de prova teve questões de Matemática e Ciências da Natureza
Segundo dia de prova teve questões de Matemática e Ciências da Natureza
Foto: Divulgação / Estadão

Uma questão do caderno de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais especificamente sobre Física, pode ser anulada, explicam especialistas ouvidos pelo Terra. O segundo dia de provas do Enem ocorreu neste domingo, 10, com 90 questões de Matemática e de Ciências da Natureza, que incluíam perguntas de Biologia, Física e Química.

A questão corresponde ao número 124 no caderno verde, 129 no caderno azul, 102 no amarelo e 100 no cinza. "Quando você calcula a potência da cafeteira com os dados do enunciado, a gente encontra um valor de 933 watts. Esse valor é acima da potência total fornecida pelo enunciado da cafeteira de 700 watts", afirmou Madson Molina, professor de física do Curso Anglo.

Questão de Física pode ser anulada
Questão de Física pode ser anulada
Foto: Reprodução/Anglo Resolve

"A questão propõe uma máquina cuja potência total é de 700 watts e, quando a gente calcula, a potência útil de 933 watts é maior do que a potência total, o que fisicamente é impossível", completou o especialista. Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) não se posicionou sobre a possibilidade de anular a questão.

A professora Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora pedagógica do Objetivo, explicou que houve um erro de formulação da pergunta: "É uma questão defeituosa, que deverá, provavelmente, ser anulada. O tempo calculado nas condições ideais do contexto supera os três minutos. Portanto, não dá uma resolução para o aluno".

Por outro lado, ela elogiou as outras questões dos cadernos de Matemática e de Ciências da Natureza, afirmando que houve uma "variedade de questões" com nível "excelente". 

Átila Zanone, coordenador de conteúdo do Fibonacci Sistema de Ensino, ressaltou que a tentativa de resolução da questão pode ter prejudicado "bons estudantes", justamente pela falta de resultado. "O que aconteceu foi que houve um erro de formulação de forma que a potência real que chegou até a água acabou ficando maior do que a ideal. Ou seja, gerou uma situação impossível", destacou. 

"Brincando com os alunos, o que eu disse é que faltou mencionar que, no meio desse aquecimento, passou o Super-Homem com a sua visão de calor, e aí ajudou a potência elétrica e forneceu mais calor do que o que saiu da parte elétrica. Ela está completamente defeituosa. Dependendo em qual caderno estava essa questão, muitos alunos perderam tempo porque é uma questão muito clássica, é um raciocínio muito clássico. Ela estar com erro conceitual pode ter sido um fator complicador para bons estudantes", finalizou.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade