Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Segundo dia do Enem: o que posso levar? Veja quais cuidados tomar para não ser eliminado

Celular foi o responsável pela desclassificação de candidatos no primeiro dia em vários Estados

11 nov 2023 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários

Você vai participar do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, 12? Então fique atento sobre o que é permitido para não ser eliminado. Na semana passada, primeiro dia de provas, estudantes foram desclassificados depois que o celular tocou dentro da sala de aula por exemplo. Os participantes vão fazer as avaliações de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões).

Segundo boletim do Ministério da Educação, 4.293 participantes foram desclassificados no primeiro dia, por diferentes motivos, como portar equipamento eletrônico, sair antes do horário permitido e não atender orientações dos fiscais.

Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, quando foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas serão realizadas em mais de 1,7 mil municípios.

As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O professor e biólogo Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total, plataforma de educação especializada em Enem e vestibulares, afirma que é importante manter o foco e a motivação mesmo que o desempenho no primeiro dia não tenha sido tão bom. A nota do Enem é calculada pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a consistência e coerência das respostas. Isso significa que nem sempre um acerto se traduz em um ponto, tornando impossível saber o desempenho com exatidão antes da divulgação oficial dos resultados.

De acordo com o cronograma divulgado pelo no início do ano, o gabarito oficial do Enem vai ser divulgado em 24 de novembro.

A aplicação da prova seguirá o horário de Brasília:

Abertura dos portões - 12 horas;

Fechamento dos portões - 13 horas;

Início das provas - 13h30;

Término das provas - 18h30

Confira outras recomendações:

  • Certifique-se, com antecedência, a confirmação de sua inscrição e o local onde irá realizar as provas.
  • Chegue ao local das provas indicado no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h (horário de Brasília).
  • Apresente-se na porta da sala de provas até as 13 horas para a identificação.
  • Apresente-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame.
  • Aguarde, na sala de provas, das 13 horas às 13h30 (horário de Brasília), até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
  • Não se ausente da sala de provas com o material de aplicação, exceto o caderno de questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade