Segundo dia do Enem: o que posso levar? Veja quais cuidados tomar para não ser eliminado
Celular foi o responsável pela desclassificação de candidatos no primeiro dia em vários Estados
Você vai participar do segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo, 12? Então fique atento sobre o que é permitido para não ser eliminado. Na semana passada, primeiro dia de provas, estudantes foram desclassificados depois que o celular tocou dentro da sala de aula por exemplo. Os participantes vão fazer as avaliações de Ciências da Natureza (45 questões) e Matemática (45 questões).
Segundo boletim do Ministério da Educação, 4.293 participantes foram desclassificados no primeiro dia, por diferentes motivos, como portar equipamento eletrônico, sair antes do horário permitido e não atender orientações dos fiscais.
Mais de 3,9 milhões de candidatos estão inscritos e cerca de 2,8 milhões compareceram à prova no último domingo, quando foram aplicadas as provas de linguagens, ciências humanas e redação. As provas serão realizadas em mais de 1,7 mil municípios.
As notas do Enem podem ser usadas para concorrer a vagas em universidades públicas pelo Sistema Seleção Unificada (Sisu), a bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento estudantil pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O professor e biólogo Paulo Jubilut, fundador do Aprova Total, plataforma de educação especializada em Enem e vestibulares, afirma que é importante manter o foco e a motivação mesmo que o desempenho no primeiro dia não tenha sido tão bom. A nota do Enem é calculada pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), que leva em conta a consistência e coerência das respostas. Isso significa que nem sempre um acerto se traduz em um ponto, tornando impossível saber o desempenho com exatidão antes da divulgação oficial dos resultados.
De acordo com o cronograma divulgado pelo no início do ano, o gabarito oficial do Enem vai ser divulgado em 24 de novembro.
A aplicação da prova seguirá o horário de Brasília:
Abertura dos portões - 12 horas;
Fechamento dos portões - 13 horas;
Início das provas - 13h30;
Término das provas - 18h30
Confira outras recomendações:
- Certifique-se, com antecedência, a confirmação de sua inscrição e o local onde irá realizar as provas.
- Chegue ao local das provas indicado no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h (horário de Brasília).
- Apresente-se na porta da sala de provas até as 13 horas para a identificação.
- Apresente-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame.
- Aguarde, na sala de provas, das 13 horas às 13h30 (horário de Brasília), até que seja autorizado o início do exame, cumprindo as determinações do aplicador.
- Não se ausente da sala de provas com o material de aplicação, exceto o caderno de questões, desde que, neste caso, deixe a sala em definitivo nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.