Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sisu 2025: MEC disponibiliza consulta de vagas; inscrições começam na sexta-feira

Serão ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do País

16 jan 2025 - 17h28
Compartilhar
Exibir comentários

A consulta de vagas para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 já está aberta. Serão ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do País.

O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem
O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem
Foto: Agência Brasil / Estadão

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os candidatos já conseguem consultar as vagas ofertadas, mas os dados podem apresentar flutuações em decorrência de ajustes no sistema até o início do período de inscrições.

No Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, basta clicar em "Consultar ofertas de vagas" e usar a ferramenta de pesquisa para explorar as opções de cursos por nome, instituição e localização.

As inscrições para o processo abrem na sexta-feira, 17, e ficam disponíveis até terça-feira, 21. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.

Para se inscrever no processo seletivo do Sisu 2025, é necessário que o estudante tenha o ensino médio completo, participado da edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tenha zerado a prova de redação. É vedada a inscrição para quem declarou ter participado do Enem 2024 na condição de treineiro.

Em 2025, a edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição de candidatos para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular como por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na universidade no período indicado no edital.

Serão ofertadas vagas para cursos com início previsto das aulas tanto no primeiro como no segundo semestres de 2025, de acordo com os termos de adesão assinados pelas instituições públicas de ensino superior. O candidato não poderá escolher em qual semestre vai ingressar, porque isso dependerá de sua classificação no curso pretendido.

A lista de espera poderá ser utilizada pelas instituições durante todo o ano para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular. O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.

Classificação

Todos os candidatos inscritos no Sisu serão classificados primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, é prevista a reserva de vagas ofertadas pela Lei de Cotas.

A oferta de vagas reservadas observará a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.

Licenciatura

A edição 2025 do Sisu já contempla vagas do Pé-de-Meia Licenciaturas, que integra o programa Mais Professores para o Brasil, lançado esta semana. Ao todo, mais de 68 mil vagas de licenciatura foram disponibilizadas.

Grau tecnológico

O Sisu 2025 terá ainda 14.521 vagas de grau tecnológico em cursos como: energias renováveis; gestão de dados, tecnologia da informação; ciência dos dados; análise e desenvolvimento de sistemas; redes de computadores; telemática; sistemas para internet; e sistemas de telecomunicações.

Cronograma Sisu 2025

  • Inscrição: 17/1 a 21/1
  • Chamada regular: 26/1
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 26/1 a 31/1
  • Matrícula: 27/1 a 31/1

COM INFORMAÇÕES DE AGÊNCIA BRASIL

O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem
O Sisu oferece vagas no ensino superior público com base na nota do Enem
Foto: Agência Brasil / Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade