Sisu: candidato pode mudar curso até a última hora; veja dicas
Para garantir a aprovação, o estudante precisa ficar atento à nota de corte dos cursos escolhidos; até o fim das inscrições é possível mudar as opções
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada terminam às 23h59 desta sexta-feira, na página do programa na internet. Após a inscrição, o candidato tem acesso à nota de corte e à própria classificação parcial. Com isso, pode verificar as chances de ser aprovado.
Além disso, o sistema possibilita, até o fim do período de inscrição, que o candidato mude a opção de curso. Assim, se o estudante verificar, pela nota de corte, que não tem chances de ser aprovado em determinado curso, pode fazer a alteração até o final da noite de hoje.
Na página do sistema de seleção estão disponíveis as etapas da inscrição para orientar os candidatos. Antes de começar é preciso ter em mãos o número de inscrição e a senha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados pessoais - é por eles que o Sisu entrará em contato com o candidato.
Em seguida, o estudante pode escolher até duas opções de curso. Estará disponível um sistema de busca com os detalhes de cada opção. O candidato deve clicar no curso para ver a quantidade de vagas e as modalidades ofertadas. É preciso estar atento também à documentação exigida por cada instituição no momento da matrícula.
A primeira chamada está marcada para o dia 17 de junho e a segunda para 1° de julho. As matrículas da primeira chamada ocorrerão nos dias 21, 24 e 25 de junho e as da segunda chamada em 5, 8 e 9 de julho.
No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
Quem pode participar
Podem se inscrever no Sisu os estudantes que participaram da edição de 2012 do Enem e que não tenham zerado a redação. Por meio do sistema, o estudante concorre a vagas em cursos de graduação em universidades e institutos federais de ensino superior.
Até a quinta-feira o total de inscritos era 644.473. O número superou as inscrições do segundo semestre do ano passado: 642.878. Nesta edição, são ofertadas 39.724 vagas em 1.179 cursos de 54 instituições.
Infográfico: Enem ou vestibular? | |
Saiba como é o processo de seleção nas principais universidades públicas brasileiras |
Infográfico: Ranking Enem | |
Veja quais são e onde estão as 50 melhores e as 50 piores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) |