Escola pública de SP é uma das finalistas em prêmio que é o 'Oscar' da Educação
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Zona Norte, concorre ao 'World's Best School' na categoria 'Colaboração da Comunidade'
A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Isolina Mazzei, Zona Norte de São Paulo, é uma das finalistas do prêmio 'World's Best School', da T4 Education - uma plataforma global voltada para educação. A instituição concorre com outras nove do exterior, na categoria 'Colaboração da Comunidade'.
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A competição é bastante prestigiada no mundo pedagógico e reconhece escolas que "fazem a diferença". Anualmente, são avaliadas milhares de instituições de todas as partes do mundo, dentro de cinco grandes categorias, até chegar em um top 10 com as melhores.
Depois que as finalistas são escolhidas, é aberta votação para que o público decida a melhor em cada área. No momento, todas estão aguardando o resultado, que será divulgado em novembro.
A ideia de ganhar o prêmio de US$ 50 mil (cerca de R$ 270 mil), acesso a uma plataforma global de melhores práticas e o título de melhor do mundo causa um friozinho de emoção em toda a comunidade escolar. As iniciativas que representam o Brasil são os projetos de xadrez e atletismo.
"A primeira participação que tivemos com essas crianças no quadro de atletismo e xadrez foi na Liga Mescal, que foi realizada ali no Clube Espelho. Os pais também foram e puderam colaborar. E ali, naquele momento, a gente percebeu que virou a chave da comunidade", detalha a vice-diretora da escola, a professora Janaína Freire.
Em entrevista ao Terra, ela conta que os pais conseguiram perceber que faziam parte do projeto e o quanto seus filhos estavam engajados. Outros benefícios percebidos: alimentação saudável, prática de exercícios físicos, socialização...
"Agora, a gente percebe que o resto do comércio em volta, que não acreditava ou não via o nosso projeto desta forma, começou a ver com outros olhos", acrescenta a vice-diretora.
O professor Leonardo, que está à frente do clube de xadrez, enfatiza o esforço coletivo por este resultado.
"Ninguém trabalha sozinho. É um trabalho coletivo. Nós estamos representando quem? As milhares de escolas brasileiras. Principalmente, os nossos professores, os funcionários, a colaboradora da limpeza, a colaboradora da cozinha", destaca.
Como surgiram os projetos
Os projetos nasceram há quase dois anos, depois que a unidade, que atende 300 alunos do 1º ao 4º ano, passou do ensino regular para o formato integral, com nove horas de atividade escolar por dia. Para ajudar a preencher a grade, a direção integrou projetos escolares esportivos e convidou os professores Leonardo e Luís, que está com o clube de Atletismo, para comandarem as iniciativas.
"Com duas semanas que estava aqui, cheguei com um colchão de casal amarrado em cima do carro, o pessoal não entendeu muita coisa. Foi tudo tudo muito rústico, improvisado, para apresentar para o aluno o atletismo, que é a base de todos os esportes", explica Luís. "Por ser um esporte individual, consigo abranger todo mundo. Cada aluno vai fazer aquilo que é diferente, diversificar os movimentos e pode engajar nesse processo dentro da educação e dentro da cultura do movimento".
Já o xadrez, conhecido por ser um esporte que envolve lógica, também estimula o sentimento de "protagonismo", segundo Leonardo.
"Ele é uma ferramenta desafiadora que trabalha a criatividade, a imaginação, a habilidade de resolver soluções, a atenção e a socialização. Os alunos precisam se conhecer e o xadrez tem esse poder", explica.
De acordo com os professores, os ensinamentos de ambos os esportes são utilizados também fora das quadras e do tabuleiro, e estimulam o raciocínio em outras disciplinas. O sucesso é tanto que, segundo os funcionários da instituição, as crianças não desejam ir embora.
"Eles adoram. E isso muda muito o comportamento dentro da sala de aula. Você vê que o aluno muda", destaca Luís.
Agora, que sabem que a escola está concorrendo ao título, estão ainda mais empolgados.
"Eles estão se sentindo valorizados por serem a melhor escola do mundo. Isso deu um incentivo pra eles, né? Deu uma motivação a mais pra eles estudarem. A gente teve uma prova de avaliação externa, de avaliação do governo, que é a Prova Paulista. Foram muito bem. E aí eles falam assim: 'Tá vendo como a gente deu conta?', 'A gente fez, [somos] a melhor escola do mundo e a gente deu conta das notas'. E deram mesmo", acrescenta Janaína.
Projetos futuros
O secretário-executivo de Educação do Estado de São Paulo, Vinicius Neiva, elogiou a conquista e disse que a instituição é um exemplo para aumentar a crença em escolas públicas.
"Isso é superimportante para a gente. Às vezes tentam passar uma visão pejorativa das escolas públicas do Estado de São Paulo e não é o que a gente acredita. Obviamente, que temos escolas mais desafiadoras, onde precisamos melhorar a infraestrutura, melhorar a qualidade do ensino, mas temos muitas escolas boas. Essa escola do deputado Pedro Costa, ela traz um pouco dessa pegada que a gente está querendo imprimir", destaca ele, em entrevista ao Terra.
Segundo o gestor, tem havido esforço do Estado para aplicar também projetos mais abrangentes, principalmente, na área de cultura (artes e música), esportes e educação especial.
Além da Deputado Pedro Costa, o Brasil também é destaque em outras três categorias, nas quais concorrem a EEEM Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, do Pará; o Colégio Militar de Manaus, no Amazonas; e o Núcleo de Ensino da Unidade de Internacionalização de Santa Maria, no Distrito Federal.