Estudante chega atrasado e perde 2ª dia de prova do Enem: 'Não pode cair uma chuva em São Paulo que acaba a luz em tudo que é canto'
João Pedro Aviz, de 22 anos, perdeu horário de prova após celular zerar carga e não despertar por falta de energia em casa
"Não pode cair uma chuva em São Paulo que acaba a luz em tudo quanto é canto", desabafou o estudante João Pedro, de 22 anos, que mora no bairro de Vila Guarani, Zona Sul de São Paulo. Por falta de energia no bairro em que mora, o jovem chegou atrasado no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, realizado neste domingo, 10.
- Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2024. A partir das 18h30, você pode consultar no Terra o gabarito extraoficial do 2º dia!
João relatou à reportagem do Terra que colocou o celular para carregar e foi dormir. Como faltou energia, o celular não carregou e, com isso, o despertador também não tocou no horário programado. "Eu acordei 12h. Faltou luz e o celular não carregou", lamentou o estudante, que fez a inscrição no Enem para cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Os portões das escolas se fecharam às 13h. Depois de pegar dois ônibus, João chegou na unidade da Unip, no bairro da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, às 13h05. Ele queria usar a nota do Enem pra entrar na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). "Agora já era", disse o estudante com lágrimas nos olhos.
João disse que foi bem na primeira prova, realizada no último domingo, 3, mas que isso não vai adiantar nada. "Eu passei o ano todo estudando. É esperar agora a prova do ano que vem", lamentou. (Confira no vídeo acima).
A aplicação das provas do segundo dia do Enem começaram às 13h30. Os estudantes têm até as 18h30 para responder as 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza. Só será permitido deixar o local a partir das 15h30. Para sair com o caderno de respostas, os participantes têm que esperar até as 18h.