‘Abdiquei de muita coisa’, diz estudante de 18 anos que ficou em 1º lugar em Direito na USP
Maria Luiza Rezende focou os estudos no vestibular da Fuvest; resultados foram divulgados nesta quarta, 22
Maria Luiza Rezende, de 18 anos, não tinha outra opção de curso. Era Direito ou Direito. Ela focou nos estudos e, no fim, sua determinação deu resultado: passou em 1ª lugar na lista da Fuvest para cursar Direito na Universidade de São Paulo (USP), conforme divulgado nesta quarta-feira, 22.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
“Eu abdiquei de muita coisa”, contou em entrevista ao Terra. Ela, de São Paulo, estudou no Colégio Wellington, na Freguesia do Ó, na zona norte da capital paulista, e se formou em 2023. Já no ano passado, passou o ano dedicada aos estudos enquanto fazia cursinho no Objetivo.
Sobre sua rotina de estudos, ela disse que não estabelecia horários específicos. “Acho que eu confiei em mim mesma para estabelecer meus limites e saber: ‘Ah, agora eu tô cansada’, ‘Agora eu não vou ser mais produtiva’ ou ‘Dá para eu tentar mais um pouco’, sabe?”, explicou.
E sua estratégia foi focar nos pontos fracos: matemática e física. Nisso, ficou o ano fazendo simulados e muitos exercícios. Quando teve a confirmação que passou para a segunda fase da Fuvest, também focou em outras matérias. “Como o meu objetivo era a USP, o meu modelo de estudos foi focado na Fuvest mesmo”, detalhou.
A escolha por Direito se deu, realmente, quando ela estava no terceiro ano do ensino médio. Além de ser um curso que considera oferecer diversas oportunidades no mercado de trabalho, Maria Luiza também vê que a área proporciona formas de fazer a diferença no mundo: “Acredito que essa seja uma das coisas que mais brilhou meus olhos”.
Quando viu que passou em primeiro lugar no curso dos seus sonhos, pensou que tinha visto algo errado. “Eu pedi pro meu namorado confirmar, pra ver se tava tudo certo, e aparentemente tava. E foi uma baita comemoração! Bastante gente que até eu não conversava há muito tempo mandando mensagem… Querendo ou não, é uma vitória coletiva, né?”, falou.
Para ela, a sensação é inexplicável. “Não parece que é real, sabe? Você nunca acha que você vai estar nesse lugar. Pelo menos eu, definitivamente, não esperava”.
Resultado da Fuvest 2025
O resultado pode ser consultado no site da Fuvest. Os aprovados na primeira chamada do processo seletivo devem fazer a matrícula em duas etapas virtuais: pré-matrícula e efetivação. A pré-matrícula deve ser feita a partir desta quarta-feira até o dia 31 de janeiro. Já a efetivação ocorrerá entre 24 e 26 de fevereiro.
A segunda chamada da Fuvest está prevista para ser divulgada no dia 10 de fevereiro.
Quem não for aprovado em nenhuma das duas chamadas poderá manifestar interesse na lista de espera da Fuvest, entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Serão realizadas três convocações a partir da lista de espera para ocupar vagas remanescentes.
A primeira fase do vestibular 2025 da Fuvest foi aplicada em novembro do ano passado. Já a segunda fase ocorreu nos dias 15 e 16 de dezembro de 2024. No total, 8.147 vagas de graduação estavam em disputa.