EUA: ONU reúne estudantes de 90 países em curso para formar líderes
Cem jovens dos mais diversos países estão reunidos em Nova York durante um curso de verão promovido pela Alianca de Civilizações
Uma centena de jovens de 90 diferentes países começaram na segunda-feira um disputado curso no Estado americano de Nova York. Abdicando por uma semana das férias no meio do ano, os estudantes participam de um curso de verão (no Hemisfério Norte) promovido pela Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC, na sigla em inglês) em parceria com a EF Education First, a maior empresa de educação privada do mundo no ensino de línguas. Durante cinco dias, os escolhidos para o evento terão aulas sobre cidadania global e devem aprender - e propor - estratégias para transformar o mundo em que vivem.
O evento propõe que os participantes - escolhidos entre 140 mil jovens de todo o mundo - são parte fundamental da população responsável por trazer mudanças sociais positivas. Essa é a quarta edição da UNAOC-EF Summer School, e a primeira vez que o programa é realizado nos Estados Unidos. Os 100 estudantes escolhidos estão hospedados em Tarrytown, nas proximidades da cidade de Nova York, para discutir maneiras de estreitar os laços entre as civilizações e quebrar barreiras culturais, geográficas e linguísticas.
"O que estamos fazendo aqui é desenvolver os futuros líderes globais", afirmou na cerimônia de abertura o diretor executivo do campus de Nova York da EF, Philip Johnson. "O novo ano escolar está ainda a duas semanas de começar (no campus), mas já vemos aqui jovens interessados mais do que em aprender uma língua: em se tornar parte fundamental da liderança no futuro do mundo", destacou Johnson.
Os participantes foram escolhidos com base em suas respostas a um questionário feito pela escola. A motivação para participar do evento, assim como o envolvimento em atividades sociais e voluntariado foram fundamentais para a seleção. O objetivo dos organizadores é que os jovens selecionados para participar desse curso disseminem o aprendizado entre suas comunidades. A Aliança de Civilizações da ONU espera ainda que o evento reforce a capacidade dos estudantes de cooperar entre si e com a sociedade para derrubar barreiras que impeçam a profusão do conhecimento.
ONU reúne estudantes de 90 países em curso nos EUA
O repórter viajou a convite da organização do evento.