Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Evento do 'Estadão' discute como melhorar qualidade da educação no Brasil; veja como assistir

Programação no Museu do Ipiranga inclui ministro da Educação e de professor da Universidade de Stanford; veja como se inscrever ou assistir à transmissão

18 nov 2024 - 00h00
(atualizado às 03h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, 18, das 9h30 às 18h, o evento Reconstrução da Educação, promovido pelo Estadão, discutirá caminhos para uma escola pública de qualidade. A programação inclui a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e palestra magna com Bruce McCandliss, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford.

O Reconstrução da Educação será realizado no Museu do Ipiranga, na zona sul da capital. As vagas são gratuitas, mas limitadas. As inscrições devem ser feitas neste link. Também é possível acompanhar a transmissão pelo YouTube.

A entrevista de Camilo Santana à repórter especial e colunista do Estadão Renata Cafardo terá início às 9h35.

Evento Reconstrução da Educação, promovido pelo 'Estadão', discutirá caminhos para uma escola pública de qualidade.
Evento Reconstrução da Educação, promovido pelo 'Estadão', discutirá caminhos para uma escola pública de qualidade.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Veja a programação completa:

  • Às 10h15 começa o primeiro painel, com o tema "Educação Infantil", para discutir formas de melhorar essa etapa do aprendizado no País. Participam do debate a CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz, a presidente executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz, e a professora e formadora de professores em Educação e Relações Raciais, Waldete Tristão. A mediação caberá ao editor de Metrópole do Estadão, Victor Vieira.
  • Às 11h15 terá início o segundo painel do dia, sobre "Escola em tempo integral". O tema será debatido pelo professor titular da Cátedra Ruth Cardoso no Insper Naercio Menezes Filho, pela educadora e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Pilar Lacerda e pela líder de Pesquisa em Gestão Educacional do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação e Economia Social da Universidade de São Paulo (Lepes/USP) Roberta Loboda Biondi Nastari. A mediação caberá a Renata Cafardo.
  • Das 12h15 às 12h40 haverá o talks "Impacto da crise climática na educação", pela jovem ativista climática Jahzara Oná.
  • Às 14h será iniciada a Palestra Magna "O que acontece no cérebro quando as crianças aprendem a ler", ministrada por Bruce McCandliss, professor da Faculdade de Educação da Universidade de Stanford, com mediação de Renata Cafardo.
  • Às 14h40, o terceiro painel vai tratar de Alfabetização. Os debatedores serão a presidente do Conselho de Administração do Cenpec Anna Helena Altenfelder, o coordenador do Núcleo de Avaliação da Associação Bem Comum Hylo Leal e a diretora executiva do Instituto Reúna Katia Stocco Smole. O painel terá mediação de Renata Cafardo.
  • Às 16h10, o debate será sobre Educação profissional e tecnológica. Participam o especialista em Pesquisa e Dados na Fundação Itaú Alan Valadares, a gerente de Educação do Senai Cássia Cruz e a diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo Tatiana Ribeiro. A mediação caberá à editora executiva do Estadão, Luciana Garbin.
  • Às 17h10, o quinto e último painel do evento vai tratar da Formação de Professores, com a participação do pesquisador e professor da FGV-SP Fernando Abrucio, do líder do Movimento Profissão Docente e membro do Conselho de Gestão da Educação do Estado de São Paulo Haroldo Corrêa Rocha e da doutoranda na área da Educação, especialista em Formação de Educadores e gerente de Advocacy do Instituto Ayrton Senna Silvia Lima. A mediação caberá a Renata Cafardo.

Reconstrução da Educação

  • Dia 29/10 - Os desafios da inteligência artificial na educação (veja como foi)
  • Dia 31/10 - Pais "helicópteros" e a superproteção (veja como foi)
  • Dia 6/11 - Como educar crianças antirracistas (veja como foi)
  • Dia 8/11 - Desinformação e fake news: Como promover uma educação midiática (veja como foi)
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade