Exposição em SP explora o universo de 'Alice no País das Maravilhas'
Mostra mescla informações e curiosidades sobre o livro que entra para a lista da Unicamp em 2024
Uma das obras literárias mais célebres do mundo e traduzida em mais de cem idiomas, ' As Aventuras de Alice no País das Maravilhas', do autor Lewis Caroll - pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson - ganha uma nova exposição no Farol Santander, em São Paulo. Em cartaz até o fim de setembro, a mostra mescla informações, curiosidades e experiências imersivas sobre o universo mágico de Alice.
O livro de Caroll é considerado um clássico do gênero nonsense e, como o GUIA DO ESTUDANTE já noticiou, entra a partir de 2024 para a lista de leituras obrigatórias do vestibular da Unicamp. O romance faz parte da primeira leva de livros que não são em língua portuguesa a serem cobrados no exame. Além de 'Alice', ' No seu pescoço', de Chimamanda Ngozi Adichie, também entra para a lista.
A exposição tem curadoria do artista e pesquisador Rodrigo Gontijo e se divide em dois andores: o "mundo real" e o País das Maravilhas. Entre os destaques estão uma biblioteca com a primeira versão do livro, um depoimento da jovem que inspirou Lewis Caroll e é considerada a "verdadeira" Alice, e uma seleção de versões brasileiras da história, como a de Monteiro Lobato e do cordel de João Gomes de Sá.
Além disso, a exposição explora a relação entre 'Alice' e a história o do cinema. A primeira adaptação cinematográfica da obra foi feita em 1903 - quando a "verdadeira" Alice ainda estava viva - e está entre as exibições da mostra.
'As aventuras de Alice' no Farol Santander
Endereço: R. João Brícola, 24, Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Datas: 24/06 até 25/09
Horários: Terça-feira a domingo, das 9h às 20h
Ingressos: R$30, com direito à meia entrada, disponível no site da Sympla ou na bilheteria.