Filho de ex-catador de recicláveis é aprovado para mestrado na Universidade de Oxford
Giancarlo é vereador e sonha em, um dia, se tornar o primeiro governador negro do Estado de São Paulo
Em uma trajetória de superação e determinação, o vereador de Cabreúva, no interior de São Paulo, Giancarlo Moreira Gama, de 22 anos, recebeu uma notícia que superou suas expectativas. Filho de um ex-catador de recicláveis e de uma dona de casa, ele foi aprovado na renomada Universidade de Oxford, no Reino Unido, para um mestrado em Políticas Públicas.
Desde cedo, o vereador vivenciou a realidade de sua família, que lutava para sobreviver. Seu pai, vindo do Paraná em busca de melhores condições de trabalho, encontrou uma oportunidade em uma fábrica de cerâmica na cidade de Cabreúva. Lá, ele trabalhava como ceramista, desempenhando a função de queimador, e complementava a renda da família recolhendo materiais recicláveis.
A infância do vereador foi marcada por uma realidade dura, vivendo em uma casa de dois cômodos dentro da fábrica de cerâmica. As condições de moradia eram precárias, sem energia elétrica e água potável. No entanto, a persistência e o esforço de seus pais proporcionaram uma melhoria gradual na situação da família.
"Era tudo muito precário, meu pai ganhava muito pouco enquanto ceramista. Meu pais
tiveram que buscar formas para complementar a renda de casa, e aí meu pai recolheu materiais recicláveis por muito tempo ali no bairro. Então ele trabalhava durante um período do dia e depois, com um carrinho de mão mesmo, recolhendo os materiais para conseguir complementar a renda, e isso foi durante boa parte da minha infância", lembra Giancarlo.
Mudar a realidade
Para ele, é importante voltar a falar de sua origem para explicar onde chegou. Com 16 anos, ele se mudou de bairro com a família, depois que a fábrica de cerâmica faliu. Para Giancarlo, a experiência trouxe um senso de novidade, novos amigos e outras possibilidades.
"Isso me ajudou a ampliar muito minha perspectiva, e foi muito bacana porque foi justamente das conexões que eu conheci amigos de amigos que tinham passado em universidades. Foi a primeira vez que eu ouvi falar de universidade pública", conta.
A proximidade de sua realidade com a de pessoas que conseguiram entrar em universidades fez com que Giancarlo quisesse "desbravar esse mundo do que era a universidade pública". Neste momento, ele vislumbrou, pela primeira vez, a possibilidade de cursar uma graduação.
E inspirado pelo desejo de mudar a realidade de sua comunidade, o vereador decidiu que queria ser político. Participou do programa ‘Jovens Vereadores’ em sua cidade e teve a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo. A experiência o motivou ainda mais a seguir nessa trajetória.
Universidade e política
Após muito esforço, o vereador ingressou na Universidade de São Paulo (USP), onde estudou Ciência Política. "Queria muito entender mais sobre política. Então quis estudar Ciência Política, e depois de estudar muito, eu passei em 2018 na USP, fui o primeiro da minha família a entrar no ensino superior", conta.
Durante o terceiro ano da graduação, ele decidiu se candidatar a vereador e, surpreendentemente, foi eleito. "Para tentar concretizar esse meu sonho, fui eleito inesperadamente".
A determinação do vereador não parou por aí. Ele sempre sonhou em estudar no exterior e, após terminar sua graduação, decidiu buscar essa oportunidade. Com muito empenho, ele começou a estudar inglês e se preparar para o processo de aplicação em universidades estrangeiras.
"Quando eu entrei na USP, conheci uma colega que tinha feito uma pós-graduação fora do País, e eu acho que de primeira não foi o meu interesse, mas eu acho que abriu o meu horizonte pra ver isso como algo possível", conta.
Foi então que Giancarlo passou a se inspirar em histórias parecidas com a dele. "Depois, vendo as histórias da Tábata Amaral, que é uma deputada federal que estudou no exterior também, Felipe Rigoni, que fez inclusive o mesmo programa que eu estou indo fazer, vendo essas trajetórias como possíveis, também aliado a uma trajetória na política, começou a me abrir os horizontes".
Oxford
Sem fazer grandes planos, em 2019, Giancarlo decidiu que iria se candidatar a um curso no exterior e logo começou a estudar inglês para se preparar. O vereador encontrou apoio na mentoria oferecida pela Associação Brasa, que o auxiliou em todo o processo de candidatura. Com o suporte de um mentor, ele se dedicou aos estudos e à preparação para os exames exigidos pelas universidades internacionais.
Todo o esforço valeu a pena quando o vereador recebeu, em março deste ano, a notícia de que foi aprovado na Universidade de Oxford para um mestrado. O curso começa em setembro e vai durar até junho de 2024.
"Hoje no programa são aproximadamente 150 alunos de mais de 60 países diferentes, todos da área de governo, de impacto social. Então eu quero beber muito dessa experiência, eu quero conseguir compartilhar os meus conhecimentos, mas também receber os conhecimentos deles", diz.
Futuro na política
Impactado desde cedo pela desigualdade social, Giancarlo diz que sua expectativa é que o curso traga novas ferramentas para que ele consiga ser instrumento para as mudanças que deseja ver na política e, por consequência, na sociedade.
"Eu como uma pessoa de baixa renda, um homem negro, sou muito e fui muito impactado pelas desigualdades sociais. E hoje eu consigo compreender o papel que a política tem de ajudar a construir uma sociedade menos desigual. Então, em toda a minha aplicação [para a Universidade de Oxford] eu falo muito isso, que o meu propósito de vida é ajudar a construir uma política melhor para que com isso a gente consiga construir de fato uma sociedade menos desigual", explica.
Sobre as próprias ambições na política, Giancarlo diz que seu propósito de vida é construir um cenário melhor para todos. "Até quando eu tiver saúde para isso, porque eu, de fato, acredito que a gente precisa de melhores quadros na política. A política brasileira tem muitos problemas, mas desistir dela não é um caminho".
Entre os planos do jovem, está concorrer novamente nas próximas eleições. Ele não descarta concorrer para prefeito, vereador e, num futuro, até para governador de São Paulo.
"A gente tem um Estado muito rico que não está de fato comprometido em ajudar a combater as desigualdades sociais que a gente tem no Brasil e no Estado, principalmente. Eu falo muito na minha aplicação que o meu sonho grande é me tornar o primeiro governador negro do Estado de São Paulo, para justamente conseguir, a partir do Estado mais rico do Brasil, inverter a forma com que a política é feita, para que a gente consiga priorizar o combate às desigualdades", revela.
Giancarlo acredita que a educação é fundamental para mudar vidas e enfatiza a necessidade de outras políticas públicas abordarem questões como segurança alimentar, moradia e bem-estar social para garantir o desenvolvimento pleno das pessoas.
Com a aprovação na Universidade de Oxford, o vereador se prepara para embarcar em uma nova etapa de sua vida. Sua conquista é um exemplo de que a origem humilde não determina os limites do futuro e que a educação é um caminho poderoso para a transformação pessoal e social.
"A educação, de fato, mudou a minha vida, acho que isso é um chavão que a gente ouve de muitas pessoas, mas realmente a educação é a principal ferramenta de mudança na vida das pessoas", conclui.