'Fitcoins': empresas usam IA para incentivar funcionários a adotarem hábitos saudáveis
Aplicativo incentiva funcionários de empresas a cultivarem hábitos saudáveis e de bem-estar
Com a ajuda da inteligência artificial, podemos encontrar diversas respostas para as mais variadas questões. Uma dúvida sobre um assunto, cruzamento de dados, e até no trabalho. Isso inclui também as questões relacionadas à saúde e ao bem-estar físico e mental. Foi o que fizeram as mineiras Tatiany Ribeiro, Jennifer de Faria e Jade Utsch, com a criação do app RadarFit.
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A ferramenta usa a inteligência artificial para criar games e incentivar funcionários de empresas a cultivarem hábitos mais saudáveis. Em entrevista ao Terra, Taty, diretora de tecnologia, conta que a startup surgiu dentro de um marketplace de produtos fitness e, para engajar, suas sócia criaram um WhatsApp para que as pessoas fossem ganhando pontos com as tarefas propostas ali dentro.
"Elas iam fazendo no Excel ali mesmo, que cada hábito saudável mandado no grupo valeria um voucher de desconto no marketplace de produtos fitness", explica.
Pouco depois, isso se tornou uma espécie de rede social gamificada. Taty foi chamada para trabalhar com ela, e deu a ideia de construir um game próprio, pois já possui experiência com isso desde os 16 anos. Tudo foi feito com linguagem de jogos e ativos virtuais.
"A gente fez várias versões que construíam uma jornada de hábitos saudáveis, utilizando os mecanismos de jogos mesmo para que as pessoas pudessem se engajar para o motivo a mais ali, utilizando todos os gatilhos que a gamificação traz para que as pessoas concluam suas metas", aponta.
No app, a IA é usada em vários pontos, desde a personalização de uma dieta ou rotina saudável, até para validar que aquela rotina foi cumprida dentro da plataforma. A partir das respostas de um questionário feito quando a pessoa cria o perfil, é identificado o Índice de Massa Corporal (IMC) e suas informações nutricionais.
Além da inteligência artificial, entra em ação a equipe de saúde, para criar uma jornada de plano alimentar e treinos, personalizada para cada usuário.
"A gente acredita na saúde 360. Hoje, a IA personaliza um treino para a pessoa, baseado no tempo que ela tem para treinar, se ela é uma pessoa iniciante, se não é. Tem treinos guiados por vídeos, que são apresentados a partir dessa IA. Temos também uma IA que personaliza uma dieta. A gente fala que não quer substituir um nutricionista, mas que a gente quer vir para ajudá-los a se engajar, para que planos alimentares sejam cada vez mais seguidos. Porém, se a pessoa não tem acesso a um nutricionista, a nossa solução traz uma acessibilidade para que as pessoas tenham uma alimentação equilibrada", reforça a CTO.
Empresas querem funcionários mais saudáveis
A RadarFit atende a diversas empresas, como Banco do Brasil, Coabriel, Ambev, Ancar, Petrobrás, Votorantim Nexa e Nestlé, entre outras. Segundo Taty, as corporações estão cada vez mais preocupadas com o sedentarismo e o absenteísmo, e com o aplicativo, buscam proporcionar um benefício democrático e realmente engajador.
"Segundo a OMS, doenças cardíacas são uma das principais causas de morte no mundo, muitas vezes devido à falta de um estilo de vida saudável. Somos um benefício de saúde 360 graus para empresas. Elas [empresas] buscam proporcionar um benefício democrático e realmente engajador", explica.
Para estimular os usuários, as tarefas cumpridas geram "fitcoins", pontuações que podem ser trocadas dentro da loja de recompensas, que inclui iPhones, vouchers de iFood e Uber, Alexa e viagens. Mas para comprovar que, por exemplo, a pessoa seguiu a refeição definida no aplicativo, é necessário enviar uma foto do prato para verificação da IA.
A partir dos cumprimentos das etapas, o RH da empresa possui um painel de controle que monitora o engajamento dos colaboradores com hábitos saudáveis.
"Nosso sistema permite que a empresa inclua prêmios exclusivos em desafios personalizados de 7, 15 ou 30 dias, incentivando ainda mais os colaboradores. Esses prêmios não têm custo para o colaborador nem para a empresa, fazem parte do nosso modelo de negócios. Caso a empresa deseje gamificações extras, elas podem optar por custear prêmios adicionais usando nosso sistema", aponta.
Desde 2018, já passaram mais de 600 mil usuários pela plataforma, e mais de 5 milhões de hábitos saudáveis foram registrados. Taty acrescenta que já são mais de 30 milhões de tags captadas pela IA para ajudar na personalização da rotina dos usuários.
"Hoje, quando a gente fala de ter hábitos saudáveis, é um problema no mundo inteiro. A gente tem testemunho de pessoas que expelem pedras nos rins, pessoas que conseguem baixar algum índice de colesterol, a pessoa começa a praticar atividade física e começa a melhorar esses índices na sua saúde. Eu acho que é a coisa mais gratificante de todas", finaliza.