Governo Federal anuncia a construção de 100 novos Institutos Federais
Confira as informações do anúncio feito, hoje (12), pelo presidente e pelo Ministro da Educação sobre a construção de novos Institutos Federais.
O Governo Federal anunciou hoje, dia 12 de março, a criação de 100 novos Institutos Federais (IF´s). Atualmente, existe 682, dessa maneira, até a conclusão das obras serão 782 institutos no Brasil.
Além da divulgação destas obras, também foi dito que será investido R$ 1,4 bilhão para reforma dos IF´s já existentes. A origem das verbas é o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no total, serão investidos R$ 3,9 bilhão nos Institutos Federais.
Com os trabalhos de expansão, serão disponibilizadas 140 mil novas matrículas. Segundo o ministro, Camilo Santana, está sendo planejado que até 80% destas novas vagas seja destinado ao ensino técnico-profissionalizante.
Confira quantos Institutos Federais serão construídos por região:
- Nordeste - 38,
- Sudeste - 27,
- Sul - 13,
- Norte - 12,
- Centro-Oeste - 10.
O presidente Lula ainda declarou que o objetivo do governo é alcançar a meta de 1.000 institutos no país.
O que são os Institutos Federais?
Os Institutos Federais são instituições especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica (EPT). Além disso, podem oferecer licenciaturas, bacharelados e pós-graduação stricto-sensu.
Nessas instituições, o aluno pode cursar o nível médio concomitante a uma formação técnica. Os institutos também contribuem com as suas comunidades a partir do desenvolvimento de pesquisas e soluções.
Evasão escolar no ensino médio
O ministro declarou que, no Brasil, a média de evasão escolar anual do ensino médio chegou a 480 mil alunos. Sendo que o total de estudantes é cerca de 6,7 milhões.
Após o anúncio destes dados, foi dito que 2,5 milhões de alunos da rede pública serão beneficiados com o programa pé-de-meia. O objetivo deste programa é conceder apoio financeiro para alunos em vulnerabilidade social para incentivar a conclusão dos estudos.
Por Tiago Vechi
Jornalista