Inep divulga notas dos treineiros e espelho da redação do Enem 2024
Redação teve como tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”
O Inep divulgou notas dos treineiros e o espelho da redação do Enem 2024. Apenas 12 candidatos alcançaram a nota máxima na redação.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou nesta sexta-feira, 14, as notas dos treineiros e o espelho da redação de todos os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os resultados podem ser acessados na Página do Participante.
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Dos 4.325.960 inscritos no exame, 841.546 (19,4%) eram treineiros — estudantes do 1º ou 2º ano do ensino médio que realizam a prova para se familiarizar com o formato antes de prestá-la oficialmente no 3º ano. Além disso, 4.723 candidatos (0,6%) que não cursam e nem concluíram o ensino médio também fizeram o exame nessa condição.
Os participantes que já concluíram o ensino médio ou que estavam no 3º ano e realizaram a prova para concorrer a vagas no ensino superior tiveram acesso às suas notas em janeiro de 2025.
Redação e notas máximas
Em 2024, apenas 12 candidatos alcançaram a nota máxima na redação, o menor número registrado nos últimos 10 anos. Os estudantes eram de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhã, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo.
O tema da redação desta edição foi Desafios para a valorização da herança africana no Brasil. Já na reaplicação da prova, destinada a pessoas privadas de liberdade e candidatos que tiveram problemas na data original, o tema abordado foi Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro.
Segundo o Inep, o processo de correção segue critérios rigorosos e pode passar por até quatro avaliações antes da definição da nota final. A redação do Enem exige que os candidatos demonstrem domínio da norma culta da Língua Portuguesa, compreendam o tema proposto, organizem bem suas ideias, apresentem coesão e coerência no texto e proponham uma intervenção para o problema discutido.